Unidades Sesc oferecem 18 modalidades esportivas. Dia do Desafio e Circuito de Corridas são atividades realizadas pela entidade a fim de incentivar a prática de exercícios físicos

Com o objetivo de promover a prática esportiva entre a população, o Sesc Ceará oferece uma variedade de esportes e projetos de ampla participação da comunidade em suas unidades. São 18 modalidades diferentes, divididas em artes marciais, esportes de quadra, entre outras. Para realizar matrícula em qualquer uma delas, é necessário atestado médico que assegure que o futuro aluno está dentro das condições adequadas para realizar esforço físico.

Além dos tipos de atividades mais conhecidas – natação, futebol, judô, vôlei – a entidade
oferece também o aerobike. A modalidade é uma aula de ciclismo indoor em uma bicicleta fixa diferente da ergométrica. O equipamento usa o metabolismo aeróbio como fonte de energia, intensificando o condicionamento cardiovascular e auxiliando no emagrecimento de quem pratica.

Eduardo Mamede, profissional de educação física e coordenador do núcleo esportivo da
unidade Sesc Fortaleza, afirma que a prática esportiva é essencial, pois alia saúde e lazer. “Com a vida corrida de trabalho, você deixa o lazer de lado. O esporte é um tipo de lazer que beneficia a saúde do corpo. Não é só para quem está acima do peso. Com a idade avançada, ficam perceptíveis os danos ao organismo pela falta de realização do exercício físico”, aponta.

Ações
Segundo Eduardo Mamede, três projeto esportivos são destaques entre as atividades
promovidas pelo Serviço. São eles Ciclo Sesc, Dia do Desafio e Circuito de Corridas. A edição desde ano, em Juazeiro do Norte, contou com o percurso ciclístico de 12km e 2km de caminhada.

O Dia do Desafio acontece para promover a realização de atividades físicas na rotina. O
objetivo é que as pessoas parem pelo menos 15 minutos do dia alguma prática. Já o Circuito de Corridas acontece em Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Iguatu e Fortaleza. O evento incentiva a participação com prêmios de até mil reais.

Resultados
Um alcance do Núcleo de Esportes do Sesc é o reconhecimento de alunos do Projeto Futsal Sesc que participaram de competição nacional após a convocação para a seleção cearense. Segundo Eduardo Mamede, o Projeto tem importância por incentivar o esporte para jovens e famílias de baixa. A participação de alunos em campeonatos nacionais influencia os mais novos. Comemorado em abril deste ano, o Futsal Sesc conta com dez anos de atuação.

Ministério do Esporte
De acordo com pesquisa divulgada em 2015 pelo Ministério do Esporte, o Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte) apontou que 45,9% dos brasileiros são sedentários. Segundo o levantamento, do número de entrevistados, a menor taxa de sedentários é formada por jovens de 15 a 19 anos (32,7%). Já os mais sedentários são idosos de 65 a 74 anos (64,4%).

Mais informações: http://www.sesc-ce.com.br/servicos/atividades- esportivas/