Até dezembro deste ano, o espaço oferece serviços de saúde ao público feminino de 19 bairros da Regional IV, que, segundo o Censo 2010, soma uma população de 281.645 moradores

Mesmo com o fim da campanha Outubro Rosa, a saúde da mulher deve ser cuidada durante todo o ano. Para fomentar esta ideia, exames e atividades educativas de promoção da saúde feminina, com chegada da Unidade Móvel Sesc de Saúde, podem ser realizados na Unidade de Atenção Primária à Saúde Gothardo Peixoto, no bairro Damas. Os atendimentos são gratuitos e estão disponíveis ao público até o fim de dezembro próximo.

Unidade Móvel oferece diversos serviços gratuitos para a população. (Foto: Aurélio Alves/Especial para O POVO)

Para que eles aconteçam, é necessário que a paciente tenha o encaminhamento de um dos
postos de saúde da Regional IV, que agendam o atendimento para a Unidade Móvel. O bairro Damas é um dos 19 integrantes da Regional IV, que, segundo o último Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), soma 281.645 habitantes. Benfica, Fátima, Parangaba e Serrinha são alguns dos outros integrantes.

Exames
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a mamografia é indicada para mulheres de 40 a 69, ainda que não apresentem sintomas. Já o exame
citopatolígico (papanicolau) é indicado para o público feminino que tem entre 25 e 64 anos, também de acordo com o Inca. Esses exames são fundamentais no rastreamento de câncer de mama e de colo de útero, respectivamente.

O laudo e a análise são realizados pelo Hospital de Câncer de Barretos e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e local, nesta ordem, no tratamento da doença. Caso haja alteração nos resultados dos dois procedimentos, as pacientes são encaminhadas para instituições de saúde através do Sistema Único de Saúde (SUS) ou Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) para prosseguir com o tratamento adequado.

Unidade Móvel
Presente em 23 estados, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher busca auxiliar a prevenção de doenças com ações educativas de saúde, além de possibilitar o diagnóstico de câncer.
Estruturado com um consultório para prevenção e realização de exames, além da sala de
mamografia (com os aparelhos de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio), o caminhão conta ainda com banheiro e tenda externa.

SERVIÇO
Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no bairro Damas
Local: Unidade de Atenção Primária à Saúde Gothardo Peixoto (R. Irmã Bazet S/N – Damas)
Início: 20/11
Horário de atendimento: 8h às 17h
Informações: (85) 3195 8728 / 99662 9138