Frente à consulta feita em janeiro de 2017, a percepção dos comerciantes melhorou em 15% no mesmo mês deste ano


Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Ices) aponta que em relação a janeiro de 2017, o empresariado está 15% mais otimista quanto ao contexto econômico do País. No mesmo mês deste ano, a taxa marcou 110,1 pontos, quando em janeiro de 2017, foi de 95,7 pontos. Comparado ao índice de dezembro último, o avanço foi de 1,1%.  

Para Bruno Fernandes, economista da CNC, a diminuição de juros é uma das justificativas para a melhoria do cenário. “A melhora gradativa das condições econômicas, o recuo nas taxas de juros, a inflexão do mercado de trabalho e a trajetória favorável da inflação proporcionaram uma elevação da confiança do empresário no curto prazo”, explica.

Além do Ices, a CNC também acompanha o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (Ieec), que aumentou em 1,7% em janeiro de 2018 em relação a dezembro e 5,9% na comparação anual. Entre os entrevistados dessa pesquisa, 82,7% acreditam que a economia vai melhorar nos próximos seis meses.

Conheça mais sobre essas e outras pesquisas no Blog Radar do Comércio:
radardocomercio/IPDC.