O Arte da Palavra, realizado pelo Sesc, estimula a produção literária e busca divulgar escritores e suas obras

Projeto da rede Sesc de Cultura e que iniciou em 2016, o Arte da Palavra tem como objetivo estimular a literatura, bem como seu consumo, e divulgar escritores que se destacam nesse campo artístico. A iniciativa que beneficia diversas cidades brasileiras permitirá que, ao longo de 2018, mais de 70 escritores nacionais percorram todos os estados do Brasil para divulgar seus trabalhos em escolas, auditórios e unidades do Sesc.

Para fazer parte do projeto, as produções dos autores passam por uma curadoria – nela são selecionados os trabalhos que mais repercutiram na sociedade. “Após o processo, os autores que são escolhidos para fazer parte do Arte da Palavra começam a circular no Brasil no ano seguinte”, explica George Belizário, supervisor de cultura da Unidade Crato do Sesc.

A escritora Anna K. Lima, 39, foi a indicada para representar o Ceará e já começou a circular o Brasil com seu livro Claviculário (lugar onde se guarda as chaves) neste mês. Para Anna, fazer parte da ação significa um reconhecimento de trabalho. “Neste momento, eu estou em Belém e é incrível a recepção das pessoas. Nos meus circuitos, tenho 21 participantes que variam de 14 a 65 anos. Sinto-me honrada por ser uma mulher que está representando meu estado Ceará”, destaca. Os próximos destinos da escritora são Curitiba, Petrolina e Cuiabá.

O projeto Arte da Palavra é composto por três eixos: Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias.

No Ceará, a Unidade Crato do Sesc recebe ao longo do ano: Nilton Resende, Nelson Maca, Monika Papesku, Daniel Galera e Melaine Petter, escritores de vários estados do Brasil com laboratórios, oficinas, debates e saraus literários.

Saiba mais sobre o projeto em: http://www.sesc.com.br/portal/site/artedapalavra