Durante a Caminhada Louis Braille, pessoas com deficiência vão à avenida Beira Mar e mostram a necessidade de adaptar os espaços públicos ao acesso de todos. Dia 6 de abril, o Sesc-CE promove o ato em defesa da inclusão social

Foto: Divulgação

Alguns não podem ver, outros não conseguem ouvir, mas todas as pessoas, com qualquer tipo de deficiência, têm o direito de ir e vir pela cidade. Na próxima sexta-feira, 6, homens, mulheres e crianças com limitações físicas estarão juntos para defender a inclusão social e participar da Caminhada Louis Braille, promovida há dez anos pelo Sesc em alusão ao Dia Nacional do Braille.

Em 2018, mais de 15 instituições que atuam no Ceará promovendo direitos dessas pessoas aderem à Caminhada, que é aberta ao público. Às 7h30 da manhã, todos se encontram na quadra de esportes da avenida Beira Mar e partem pelo calçadão, onde vão interagir com os pedestres, convidando-lhes a vendar os olhos, sentar em uma cadeira de rodas ou se apoiar em uma muleta para experimentar as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram para se deslocar pelas ruas. Às 9 horas, haverá um momento de dança, massagens e lanche com encerramento às 10h30.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei federal 13.146/15, respalda as reivindicações da Caminhada por uma sociedade tolerante e solidária a todos. “Para que os homens e mulheres com deficiência tenham igual oportunidade, enquanto cidadãos, é preciso que haja uma mudança de atitude de toda a sociedade. Convidamos todos a superar preconceitos e cumprir o que recomenda Estatuto da Pessoa com Deficiência, tornando acessível a comunicação, possibilitando o acesso aos transportes e vias públicas, não submetendo as pessoas com deficiência a nenhum tipo de discriminação”, defende Eduardo Mamede, supervisor do núcleo de Desenvolvimento Físico Esportivo (DFE) do Sesc Fortaleza.

Sesc Ativo
Sesc Ativo é o projeto que deu origem ao Núcleo Pessoas com Deficiência da entidade e incentiva a prática consciente do esporte e do lazer para esse público. Em Fortaleza, as atividades são realizadas na Unidade Fortaleza do Sesc, localizada na rua Clarindo de Queiroz. Para participar das aulas, é necessário possuir a carteira Sesc e ter um laudo médico que comprove a condição.

“Por meio do Projeto Sesc Ativo, pessoas com deficiência participam ativamente da sociedade praticando atividades físicas de lazer, turismo social, interagindo com as pessoas em geral, quebrando barreiras e paradigmas. Possibilitamos a essas pessoas a oportunidade de participarem de momentos de inserção social sem discriminação e mostrando à sociedade suas potencialidades e mais que isso, seu direito, enquanto cidadãos”, explica Mamede.

Natação, ciclismo indoor e musculação, com turmas fechadas apenas para pessoas com deficiência, estão entre as modalidades oferecidas pela iniciativa. Além da Caminhada Louis Braille, os alunos participam do Festival de Natação Sesc e de aulas de campo. As atividades desenvolvidas pelo Sesc Ativo colhem frutos como melhorias no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio afetivo dos praticantes e contribui para melhor compreensão dos familiares em relação à deficiência e suas potencialidades.

Aluna do projeto desde 2010, Ângela Maria pratica aerobike, treinamento funcional e natação duas vezes por semana. Ela conta como sua experiência no Sesc Ativo contribui para o seu dia a dia: “depois dessa deficiência visual, fiquei um pouco depressiva. Um conhecido indicou-me o Sesc Ativo e eu resolvi tentar. Hoje, posso dizer que ele preenche o meu tempo e que é uma maneira pela qual encontro de explorar habilidades que tenho”, comenta Ângela.

Serviço
X Caminhada Louis Braille
Onde: avenida Beira Mar (concentração na quadra de esportes próxima à Praça dos Estressados)
Quando: sexta, 6 de abril, das 7h30 às 10h30
Mais informações: (85) 34502 9072
*Evento gratuito e aberto ao público
Instituições participantes:
*Associação de Cegos do Estado do Ceará (Acec)
*Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (Creaece)
* Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC)
*Escola Instituto dos Cegos do Ceará (EEF Instituto dos Cegos)
*Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (de Recife)
*Conselho Estadual dos direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef)
*Coordenadoria Especial de Pessoas com Deficiência (COPEDEF)