De 164 vagas disponibilizadas para todo o Brasil, seis delas são destinadas para bolsistas do Ceará. A escola, da rede Sesc, celebra uma década este ano

Cursar o ensino médio em outro estado de forma gratuita é possível. O Sesc-CE está com pré-inscrições abertas para novas turmas da Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro. A etapa acaba no próximo dia 4 de maio, às 18 horas. Podem participar gratuitamente da seleção alunos que estejam concluindo o ensino fundamental até dezembro de 2018. Os interessados devem cadastrar-se no site da escola www.escolasesc.com.br/inscricoes2019 e seguir as instruções.

O processo completo de pré-inscrição possui as etapas de preenchimento de dados e apresentação dos documentos numa escola de ensino fundamental da rede Sesc mais próxima. Depois disso, são aplicadas as provas objetivas de caráter eliminatório com questões múltipla escolha de matemática, português, ciências da natureza, ciências humanas e redação. A fase final da seleção é composta por entrevistas e a confirmação de participação será divulgada do dia 4 a 10 de junho. Os exames serão realizados em 29 de julho e o resultado final será divulgado em 21 de novembro.

Os alunos selecionados irão morar de 2019 a 2021 na primeira escola-residência de ensino integral gratuita do Brasil, que fica no Rio de Janeiro, com direito à bolsa integral para despesas relativas à instrução, material didático-pedagógico e hospedagem com alimentação.

Um universo de possibilidades
Completando uma década de fundação, a Escola Sesc de Ensino Médio está situada na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, e possui 130 mil metros quadrados. A instituição dispõe de infraestrutura com salas de aula amplas e bem equipadas, laboratórios, biblioteca e teatro. O complexo esportivo da Esem soma áreas de lazer como quadras, ginásio coberto, academia, campo de futebol e piscina. Além disso, a escola disponibiliza aos alunos atividades extracurricular, com curso de inglês, espanhol, alemão e francês e cursos técnicos realizados em parceria com o Senac-RJ. A instituição também oferta oficinas de artes cênicas e plásticas, música e coral.