O projeto apresenta histórias da formação do comércio cearense

Com linguagem lúdica e acessível, o canal “Ceará Terra do Comércio” trará três crônicas e seis vídeos, publicados de forma intercalada. Projeto retrata, acima de tudo, a relação próxima do cearense com a atividade comercial

Neste ano de 2018 o Sistema Fecomércio completa 70 anos de atuação no Estado do Ceará, e decidiu comemorar, de modo especial, a data. Nesta segunda-feira, 16, será lançado o projeto “Ceará Terra do Comércio”, uma parceria do Sistema Fecomércio Ceará com o Grupo de Comunicação O POVO. O canal digital, disponível em especiais.opovo.com.br/fecomercio70anos, tem destaque no portal O Povo Online. O espaço reunirá seis vídeos e três crônicas com o melhor do comércio cearense. O projeto busca debater de maneira lúdica – e com certa dose de humor cearense – a identificação do comércio, uma das principais atividades econômicas do Estado, com a cultura local.

Para Raquel Barros, coordenadora geral de comunicação e marketing do Sistema Fecomércio Ceará, a relação do comércio com o povo cearense está além de apenas fonte de renda, mas se insere na própria cultura do Estado. “O cearense é um comerciante nato. Desde nossa origem somos grandes vendedores, fazedores de negócios. Mais do que uma atividade econômica é uma forma de viver, uma cultura, nos define de várias maneiras. Na nossa forma de falar, no trato com o outro, como recebemos [visitas]. Você vê, até nossas grandes indústrias nasceram do comércio.”

É o caso do industrial Manuel Dias Branco, que a partir do comércio fundou um dos maiores conglomerados econômicos do País. Ou do empresário José Airton Boris Ponte, proprietário de uma extensa rede de óticas que não perdeu o hábito de atender seus clientes diretamente no balcão. Personagens como eles serão retratados na série de crônicas e vídeos.

O Sistema Fecomércio representa no Ceará mais de 150 mil empresas do comércio, e escolheu o 16 de julho, dia do comerciante, como data para lançamento do projeto, explica Raquel. “O canal ‘Ceará Terra do Comércio’ tem como principal objetivo explicar, de forma simples e acessível, a relação do comércio cearense com o Sistema Fecomércio, que este ano completa 70 anos, de modo que as pessoas possam compreender a identidade do Sistema e de suas instituições Sesc, Senac e IPDC e sentir uma similaridade com suas próprias vidas.”

“O comércio é uma atividade que está diretamente ligada à história do Estado, está no DNA do cearense. A ideia do projeto é mostrar, de forma lúdica e divertida, a vida de cearenses que tiveram suas vidas transformadas por esta atividade”, aponta por sua vez Jimmy Lucas, coordenador de projetos do LAB 282, área responsável por produtos customizados do Grupo de Comunicação O POVO.