
Foto: Fco Fontenele
Expansão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e a chegada do HUB projetam crescimento de 8% ao ano nessas áreas
Bem localizado geograficamente, o Ceará facilita as conexões para América do Norte, Caribe e Europa, podendo ser prioridade na captação do turista de negócios e eventos. Com as reformas no aeroporto de Fortaleza, a implantação do HUB (centro de conexão de voos) e o aumento da malha aérea, será possível uma redução do percurso e tempo para acesso ao destino.
Para Circe Jane Teles da Ponte, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio/CE e do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos do Ceará (Sindieventos), há uma expectativa de crescimento de 8%, em comparação ao igual período, no setor até o segundo semestre de 2019.
Os benefícios trazidos para o Estado serão muitos. O setor de turismo de negócios e eventos ajuda a distribuir de forma mais rápida e capilar a renda gerada pela atividade, com grande interação com as diversas cadeias produtivas do Ceará e o aumento da visibilidade do destino. “Esperamos que, em três anos, tenhamos o crescimento de até 30% no volume de eventos, sobretudo os eventos corporativos”, informa.
Dessa forma, o Estado expandirá as formas de turismo, que antes eram voltadas ao turismo de lazer. É esperado um aumento no fluxo de pessoas que passam pelo aeroporto Pinto Martins, o que faria necessária a adaptação do espaço para evitar transtornos. As obras do aeroporto foram retomadas no final do mês de abril deste ano.
As melhorias consistem na reforma e ampliação do terminal de passageiros, adequação das vias de acesso ao terminal, das pistas de taxiamento e dos sistemas de auxílio à navegação. Além de 200 vagas de estacionamento adicionais, estacionamento para táxis, ampliação da pista de pouso e decolagem em 210 metros, adequação e aumento de capacidade do terminal.
A previsão da Fraport Brasil, concessionária do aeroporto, é de que o equipamento seja inaugurado em 2020, exceto a expansão da pista, que está prevista para 2021.


