Escola Educar Sesc de Ensino Fundamental oferece ensino do 6º ao 9º ano. (Foto: Jr Panela)

Do Ceará para o Rio de Janeiro: estudantes aprovados para estudar na escola Educar Sesc de Ensino Médio

O Ensino Médio é uma fase fundamental para quem sonha em ingressar na universidade. Para alcançar o objetivo, seis cearenses terão um reforço na preparação. Sediada na cidade do Rio de Janeiro, a Escola Educar Sesc de Ensino Médio recebe, anualmente, inscrições para bolsa de estudo integral. Para 2019, foram oferecidas 169 vagas.

Participam do processo seletivo alunos de todos os centros educacionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) do Brasil. Karen Kauani Pinheiro Morais, de Iguatu, Briyan Smith Ferreira de Morais, de Juazeiro do Norte, Estela Fernandes Linhares, de Cratéus, Messias de Sena Neri Neto, de Sobral, Carla Luiza Cordeiro do Vale Menezes e Jonatha de Oliveira Targino, ambos de Fortaleza, são os selecionados dentre os vinte inscritos do Estado.

Aluno da Escola Educar Sesc desde a Educação Infantil, Jonatha foi um dos selecionados da capital cearense. “Nós ficamos muito felizes por ele ter sido escolhido. Espero que ele aprenda muito, é uma nova experiência de vida. Sentirei saudades, mas ele ‘correu atrás’ e conquistou isso”, conta José Targino, pai de Jonatha.

Já Carla Luíza matriculou-se no Sesc no 7º ano do Ensino Fundamental. Ela não é a primeira da família a alcançar a aprovação: em 2016, seu irmão mais velho, Lucas Cordeiro, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Educar Sesc de Ensino Médio. Os alunos foram aprovados após quatro etapas de avaliação: prova objetiva, redação, análise dos critérios do edital e entrevista. Os estudantes devem chegar à capital fluminense nos dias 13 e 14 de março de 2019.

Os estudantes vão aproveitar um ambiente dinâmico e de acolhimento, além de vivenciar a experiência de morar em outra cidade e estudar em regime integral. As despesas relativas à instrução, material didático-pedagógico e hospedagem com alimentação estão inclusas.

“A Proposta Pedagógica das Escolas do Sesc é trabalhar, além das disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os conceitos de tecnologia e acesso à informação, inclusão social, direitos humanos, ética, cidadania e relação com o meio ambiente. Nosso objetivo é a formar estudantes conscientes, atuantes socialmente e ávidos por conhecimentos”, conta Marta Araújo, diretora da escola Educar Sesc de Ensino Fundamental.

Sobre a escola Educar Sesc de Ensino Médio
A escola possui estrutura com amplo espaço dedicado à educação, salas de aulas bem equipadas e com, no máximo, 15 alunos por turma, além de laboratórios, biblioteca e teatro. Outro destaque é o complexo esportivo com quadras, ginásio coberto, academia, campo de futebol e piscina. De atividades extracurriculares, a escola oferece cursos de língua inglesa, espanhola, alemã e francesa, além de cursos técnicos realizados em parceria com o Senac. Existem ainda oficinas de artes cênicas e plásticas, música, coral.