Legenda: 54,5% dos entrevistados mostram boa disposição para a compra de bens duráveis. (Foto: Divulgação)

Os consumidores de Fortaleza estão otimistas com o cenário econômico atual. É o que revela os dados da pesquisa ICC de Fortaleza do mês de fevereiro

Pesquisa realizada pela Fecomércio Ceará, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), mostra que o cenário econômico atual gera otimismo no consumidor da capital cearense, de acordo com dados da pesquisa Índice de Confiança do Consumidor (ICC).

Neste mês, a confiança do consumidor fortalezense apresentou crescimento de +1,8%, passando de 122,8 pontos, em janeiro, para 125,0 pontos neste mês. O índice retomou a trajetória de recuperação iniciada em junho do ano passado, apresentando o melhor patamar desde janeiro de 2015, quando atingiu 131,0 pontos.

De acordo com o levantamento, o resultado do ICC foi influenciado pela melhoria dos dois componentes, tendo o Índice de Situação Presente incremento de +0,7%, passando de 112,3 pontos, em janeiro, para 113,2 pontos neste mês. Já o Índice de Situação Futura apresentou aumento de +2,4%, situando-se em 132,9 pontos nos dois meses, como pode ser visto na tabela a seguir:

Expectativa dos consumidores
A pesquisa revela que, em fevereiro, 54,5% dos entrevistados mostram boa disposição para a compra de bens duráveis. Dentre aqueles que demonstram maior entusiasmo, destacam-se os consumidores do sexo masculino (56,1% dos entrevistados afirmam que fevereiro é um bom momento para compra de bens de consumo duráveis), do grupo com idade entre 18 e 24 anos (59,8%) e com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (67,8%).

O estudo também mostra que 72,6% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano – taxa acima da verificada em janeiro (71,6%). Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 87,9% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

A preocupação com o cenário econômico nacional está se dissipando: em janeiro, 31,9% dos consumidores o descreviam como ruim ou péssimo, percentual que caiu para 28,5% neste mês. A renovação de ânimo do consumidor é uma peça importante para a retomada econômica, podendo influenciar no investimento e consumo.

Pretensão de compra
Seguindo o movimento sazonal do início do ano, a taxa de pretensão de compra teve redução de -0,4 pontos percentuais em fevereiro, passando de 37,2%, em janeiro, para 36,8% neste mês. O índice também é inferior ao observado no mesmo mês do ano passado, de 38,1%.

O consumidor segue em busca de promoções e liquidações, com procura mais intensa para eletroeletrônicos, móveis e artigos de decoração, conforme pode ser visto na lista dos produtos mais procurados: televisores, citados por 16,1% dos entrevistados; móveis e artigos de decoração (14,1%); artigos de vestuário (13,4%); geladeiras e refrigeradores (10,7%); aparelhos de telefonia celular e smartphones (9,9%); fogões (8,1%); e máquina de lavar roupas (7,3%).

O valor médio das compras é estimado em R$ 586,91 e a intenção de compra mostra-se mais elevada para os consumidores do sexo masculino (37,2%), mais vigorosa para o grupo com idade entre 18 e 24 anos (48,6%) e no estrato com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos (53,2%).