A pesquisa é realizada pela Fecomércio em parceria com o Corecon. (Foto: Divulgação)

De acordo com a pesquisa Índice de Expectativas dos Especialistas em Economia (IEE), realizada em parceria da Fecomércio/Ce com o Conselho Regional de Economia (Corecon/Ce), ocorreu um aumento no número de variáveis econômicas analisadas com otimismo, de seis para oito. O aumento do otimismo dos analistas consultados em relação ao quadro econômico nacional ocorreu nos três índices, de percepção geral (119,5 pontos), de percepção presente (108,0 pontos) e de percepção futura (131,0 pontos).

Os resultados da pesquisa espelham uma melhora na percepção sobre a dinâmica macroeconômica do País. Todavia, como revelam os três índices, o otimismo alcançado ainda é reduzido. Os analistas mostraram pessimismo em apenas uma variável: salários reais (77,8 pontos).

Conforme a metodologia, cada uma das variáveis analisadas gera três índices: de percepção presente, futura e de expectativa geral. Considerando a soma das variáveis, o índice geral atingiu 119,5 pontos, uma melhora na percepção otimista de 7,6% em relação à pesquisa anterior.

Sobre o comportamento futuro das variáveis, a pesquisa apresenta um aumento no otimismo de 9%. Ademais, cabe destacar que a percepção otimista sobre o desempenho presente das variáveis avançou 5,8% ante a pesquisa anterior.

Vale salientar que as expectativas movem os agentes econômicos impactando, positivamente ou negativamente, o comportamento das diversas variáveis econômicas como consumo, investimento, poupança, taxa de juros, dentre outras. Ao mesmo tempo, a performance, positiva ou negativa das variáveis, índices e indicadores econômicos interfere na percepção dos diversos agentes econômicos. Assim, as expectativas são a um só tempo causa e consequência do comportamento econômico.

A pesquisa, de periodicidade bimestral, colheu no período janeiro-fevereiro as expectativas de 92 especialistas em economia. A amostra reúne profissionais dos mais diversos setores da economia cearense: indústria, agricultura, setor público, mercado financeiro, comércio e serviços. Economistas, empresários, consultores, executivos de finanças, professores universitários, pesquisadores, analistas e dirigentes de entidades diversas contribuíram com suas percepções.

A pesquisa pontua de zero a 200 pontos as variáveis analisadas. Abaixo de 100 pontos configura-se uma situação de pessimismo e acima desse valor, otimismo. Enquanto na pesquisa anterior os analistas revelaram otimismo em seis das nove variáveis investigadas, na presente pesquisa as variáveis percebidas com otimismo saltaram para oito: evolução do PIB (156,7 pontos), gastos públicos (138,3 pontos), nível de emprego (131,7 pontos), cenário internacional (123,9 pontos), oferta de crédito (120,0 pontos), taxa de câmbio (118,9 pontos), taxa de inflação (107,8 pontos) e taxa de juros (100,6 pontos).