Qualidade de vida e capacitação profissional para os trabalhadores do comércio estão entre as metas conquistadas (Foto: divulgação)

Conheça as iniciativas do presidente licenciado do Sistema Fecomércio Ceará e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio

A educação e a qualidade de vida de trabalhadores e empresários devem ser prioridade, tanto nas iniciativas de governos, quanto nas instituições criadas para esse fim. Esses desafios exigem programas e projetos consistentes, além de esforço constante para alcançar resultados concretos. Além do governo, há instituições cuja missão está alicerçada exatamente nessa demanda. Entre essas instituições, mantidas pelos empresários, estão o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Colaborando com essa trajetória de atuação constante, e de consequente conquista de resultados, existem líderes. Pessoas que colaboram para a criação de empregos e para a oferta de ações de promoção social. Luiz Gastão Bittencourt é uma dessas lideranças. Seu trabalho tem sido constante para o desenvolvimento do comércio de bens, serviços, turismo e assegura conquistas essenciais para o público prioritário – trabalhadores do comércio e empresários – além da comunidade em geral.

Como presidente licenciado do Sistema Fecomércio-CE e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Bittencourt acredita que cada criança precisa ter assegurada uma educação inclusiva e de qualidade. E cada adulto deve ser educado e ter acesso à formação de habilidades para competir no mercado de trabalho, tornar-se um cidadão produtivo e atender às necessidades de sua família. Assim, os programas do Sesc e do Senac são desenvolvidos para promover educação, esportes, saúde, promoção social, cultura e educação profissional.

De acordo com Luiz, o aumento quantitativo e qualitativo dos serviços prestados pelo Sistema Fecomércio são desafios constantes enfrentados pela equipe. Em sua afirmação, ele disse que essas mudanças têm impactos na sociedade e permitem que o mercado de trabalho tenha profissionais preparados para as tarefas.

Desempenho do Sesc Ceará
O Sesc, braço social do Sistema Fecomércio, realiza ações nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Promoção Social. Em 2018, foram 375.800 matrículas, com uma taxa de renovação de cerca de 98%. A entidade é responsável pela gestão dos palcos mais democráticos do Ceará, incluindo o Teatro Sesc Emiliano Queiroz, em Fortaleza, o Teatro Sesc Patativa do Assaré, em Juazeiro do Norte, e o Teatro Sesc Adalberto Vamozi, no Crato.

Bittencourt sempre teve como norteadora a promoção de ações de cultura, para além dos muros da instituição, e isso o fez lançar um desafio na primeira edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, vinte anos atrás. Os espaços ocupados com atividades da Mostra Sesc alcançam diversas cidades da região, recebendo seu maior público em praças e escolas. Não é surpresa que a Mostra Sesc seja considerada uma das maiores ações culturais e educacionais do Brasil.

Outra iniciativa pioneira promovida pelo gestor foi o Programa Amigos do Prato no Ceará que se transformou no Mesa Brasil Sesc, e atualmente é o maior banco de alimentos do País. Este é um fantástico projeto que arrecada onde sobre e fornece refeições onde falta para cerca de três mil pessoas/mês somente no Ceará.

Ao longo de sua gestão, as ações de educação foram fortalecidas por Luiz Gastão. Mais de quinze mil alunos estão matriculados nas Escolas Educar Sesc. São vagas em diferentes níveis, como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Pré-universitário, Educação de Jovens e Adultos, Idiomas e Educação Continuada de Educadores. Isso representa um incrível índice de crescimento de mais de 1058% das estatísticas obtidas a partir do ano 2000.

De acordo com Bittencourt, há mais participantes em apresentações culturais, exposições, performances em artes visuais, literatura e música quanto o número de artistas. As apresentações foram colocadas em 4.425, o que representa um aumento de 143%. Com sua ajuda, foram criados mais programas voltados para a promoção cultural, que incluem o Patrimônio Indígena, Povos do Mar, Conversas Flutuantes e os Museus Orgânicos.

As atividades esportivas foram promovidas pelo Sesc, liderado por Luiz Gastão Bittencourt, com mais de 68 mil pessoas participando de aulas nos cursos do Sesc, caminhadas e corridas. Em 2018, foram 4.379.247 participantes em todo o estado do Ceará no Dia do Desafio. No mesmo período, foram atendidas 3.841.195 refeições nos restaurantes do Sesc em Fortaleza e nas partes internas. Esse é um enorme aumento de 407% quando registramos as refeições servidas a partir do ano 2000. Cerca de 687.338 pessoas em unidades fixas e móveis, bem como eventos externos com exposições, campanhas, consultas e palestras foram alcançadas em 2018. Mais de 8.800 mulheres também foram ajudadas no setor da saúde.

O Senac permitiu que milhares de profissionais se formem e se qualifiquem no Ceará. Em 2018, a instituição registrou 124.806 matrículas, sendo distribuídas entre 33.331 em cursos e 91.475 em ações extensivas como palestras, oficinas e workshops, ultrapassando 3,9 milhões de horas/aula. Em sua criação, em 1948, havia três escolas do Senac em Fortaleza e cerca de setecentos alunos matriculados para a educação. Atualmente, no Ceará são 26 unidades e mais de 370 mil matrículas ano.

Cursos
Não há dúvidas sobre a evolução da instituição na oferta de cursos de preparação de estudantes para o mercado de trabalho. Estes cursos também são fornecidos para garantir que os alunos sejam capazes de enfrentar e oferecer soluções para os desafios diários encontrados por trabalhadores e empresários.

Por exemplo, os cursos oferecidos nas décadas de 40/50 eram adaptados para atender ao propósito do mercado de trabalho durante sua época, e incluíam: Tipógrafo, Curso Comercial, Correspondente, Estenógrafo, Preparação Funcional, Técnico de Gabinete de Exibição, Línguas Estrangeiras e Administração. Atualmente, a programação do Senac Ceará atende segmentos como Saúde, Idiomas, Beleza, Turismo, Hotelaria e Lazer (Gastronomia e Segurança Alimentar), Informática, Artes, Design, Moda e Comunicação. Os cursos oferecidos pela instituição em 2019 visam trazer inovação para o mercado de trabalho, e incluem Beer Sommelier, Barbeiro, Tecnologias e Inovações na Web, Computação em nuvem, Inovação e Empreendedorismo em Negócios de Turismo Sustentável.

Preparação para o mercado de trabalho
A instituição está trabalhando intensamente para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, e essa é a principal razão pela qual seu programa está concentrado na colocação e substituição desses especialistas. Em 1976, o setor de Pesquisa e Posicionamento foi convertido em uma agência de colocação, que é uma ideia criativa no Ceará. Em 40 anos, esse trabalho foi alterado em diversas ocasiões, na tentativa de ganhar mais influência em todo o estado.

Luiz Gastão Bittencourt confirmou que a colaboração com o BCO (Banco de Oportunidades) em 2008 abriu as portas de orientação e direcionamento aos alunos, que são treinados pelas instituições para vagas de emprego para garantir as demandas das empresas do setor de bens, serviços e turismo. O Banco de Oportunidades atende atualmente às unidades de Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral, Maranguape e Fortaleza.

Empregabilidade
Apesar da crise, o índice de empregabilidade dos cursos do Senac Ceará atingiu 38% em 2017, quando a taxa média de desemprego no Brasil era de 12,7%. Com base no desempenho do SENAC no Brasil, mais de 80% dos alunos em cursos técnicos já estão empregados antes de deixar a escola. A entidade oferece cursos de qualificação em setores com altas taxas de empregabilidade, como Beleza, Gastronomia, Turismo e Moda. Luiz Gastão Bittencourt disse que uma pesquisa realizada em cojunto com IPDC com empresários como respondentes nos bens, serviços e comércio de turismo do estado confirmou o desempenho da instituição como excelente e deu uma aprovação de 100% no ano anterior. Quando as pessoas querem contratar cursos de formação e qualificação profissional, a primeira opção é o Senac Ceará.

Luiz Gastão Bittencourt disse que a instituição participou da Olimpíada do Conhecimento em 2008 em uma tentativa de alinhar-seàs necessidades do mercado de trabalho. As medalhas foram ganhas em várias categorias, como Cabeleireiro, Maquiagem, Estética e Bem-Estar, e os estudantes da instituição foram adiante para representar o país internacionalmente na WorldSkills. O programa visa garantir que os alunos tragam conhecimento para o público em geral e que a cultura esteja além das paredes da sala de aula.

Feira profissional de educação Senac
Seu foco está voltado para o compartilhamento de conhecimento, tecnologias aplicadas na formação profissional, práticas inovadoras, provendo diversos espaços de aprendizagem e estratégias de empregabilidade nos diferentes setores de bens, serviços, comércio e turismo. Durante esta exposição, comitês consultivos, fórum técnico setorial e soluções corporativas em diferentes segmentos são feitos para examinar, em colaboração com os delegados de cada setor produtivo, o perfil atual do profissional requerido pelas seções e avaliar as habilidades necessárias para o mercado de trabalho.

Dragão Pensando Moda
O evento de moda mais proeminente da América Latina, geralmente realizado na capital do Ceará, é o Festival DFB e acontece há mais de uma década com palestras, cursos e workshops realizados para ensinar os participantes.

O programa conta com oficinas de gastronomia com chefs do Senac do Ceará e chefs internacionais. O evento está previsto além de um food park com restaurantes na região e conta com mais de vinte mil participantes.

Programas colaborativos com o governo
Pronatec
O Pronatec é o programa educacional mais abrangente do Governo Federal, e o SENAC Ceará conquistou o segundo lugar no Brasil. Mais de oitenta e seis mil pessoas qualificadas em todo o estado do Ceará entre 2011 e 2016.

Prodetur
Este programa foi criado para promover o turismo no país. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos no programa com três mil pessoas como beneficiários. A formação profissional foi gerenciada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Estado do Ceará em empreendimentos turísticos do Litoral Leste, Ibiapaba e Maciço Baturité. Com a introdução do Prodetur, o programa visa aumentar o estabelecimento da gestão do turismo de forma sustentável e melhorar a Política Nacional de Turismo. O resultado é melhoria da renda e criação de empregos.