Na Praça do Ferreira e no Sesc Fortaleza acontece a 25ª edição da campanha mundial de incentivo à atividade física (Créd: Jr Panela)

Circuito promovido pelo Sesc terá danças, lutas, ginástica e torneios esportivos

No dia 29 de maio, mais 3.000 cidades do continente americano participam da 25ª edição do Dia do Desafio, a maior campanha internacional de estímulo à prática de atividade física.

Na Capital, a Praça do Ferreira será espaço de um circuito de atividades, das 6 horas da manhã às 17 horas da tarde. Ciclismo indoor, judô, parede de escalada, aulas de ginástica, Tai Chi Chuan e capoeira são algumas das opções de atividade física gratuita que o Sesc irá oferecer ao público na capital (ver programação completa).

No Dia do Desafio, cada pessoa que registrar pelo telefone 0800.275.5250 a realização de quinze minutos de atividade físicacontribui para que sua cidade supere a desafiante. Desde caminhadas, alongamentos a exercícios de alta intensidade, qualquer movimentação física pode ser registrada.

Unidade Sesc Fortaleza
Neste dia, o acesso à Unidade Fortaleza do Sesc será aberto ao público. A sequência de aulas e oficinas gratuitas vai das 6h da manhã até 21h da noite. A equipe de professores de educação física do Departamento Físico- Esportivo do Sesc conduz as turmas nas diversas modalidades de atividades, como ritmos, ginástica, step, entre outras (ver programação completa).

As danças entram no circuito com oficina de ritmos cubanos, Bachata e Forró Pé-de-Serra. Para experimentar as terapias integrativas, estão disponíveis aulas de reflexologia, ioga e danças circulares.

O torneio esportivo reúne os times dos núcleos sociais do Projeto Futsal Sesc na quadra da Unidade. Estão previstos também o Desafio de Cross Trainning e Torneio de Voleibol, cujas inscrições serão feitas com doação de 1 kg de alimento não perecível para o Programa Mesa Brasil Sesc. Oficinas demonstram a prática de lutas, como Karatê, Tae Kwon Do, Capoeira e Muay Thai e os esportes de campo serão: Rugby e Futebol Americano.

Fortaleza X Manaus
Na disputa, as cidades formam duplas e competem até 2020 pelo maior percentual da população municipal a realizar atividade física. Em 2018, quatro cidades onde há unidades do Sesc venceram suas desafiantes (Fortaleza, Iguatu, Juazeiro e Crato).Fortaleza superou Manaus com 1.542.734 participantes e busca manter a liderança também nesta edição.

Veja programação em Iguatu, Sobral, Crato e Juazeiro do Norte aqui

Neste ano, o tema é do Dia do Desafio será “Quando você abraça o desafio, o bem estar abraça você”. As duplas de cidades vão se enfrentar pela segunda vez e o Sesc prepara programação de atividade física e esportiva para incentivar a participação de mais pessoas.

Realizada há 36 anos, a ação é organizada pelo Sesc São Paulo em toda a América. O Sesc Ceará, braço social do Sistema Fecomércio, é o organizador local e cadastrou todo os 184 municípios cearenses.

A origem do Dia do Desafio
No inverno canadense de 1983, o prefeito de Saskatoon, Clifford Wright, sugeriu que todos fossem caminhar para se aquecer. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #DiadoDesafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Na edição de 2018, o #DiaDoDesafio mobilizou mais de 37 milhões de pessoas de 3.189 cidades das Américas.

Sobre o Sesc
O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio, oferece ações de educação, cultura, esporte, lazer, saúde, e promoção social. Os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, empresários e seus dependentes são os beneficiados pelo Sistema, mas os serviços também podem ser acessados pela população em geral.

Serviço
Dia do Desafio 2019
29/5
Registre a realização de 15 minutos de atividade física pelo telefone 0800.275.5250
Mais informações aqui

Programação
Praça do Ferreira
Circuito de atividades físicas
Ginástica
Ciclismo indoor
Judô
Karatê
Tai Chi Chuan
Capoeira
Tae Kwon Do
Avaliação Física
Medição de Índice de Massa Corporal (IMC)
Dicas de Alimentação
Massoterapia
Oficina de circo
Brinquedos infláveis
Parede de escalada

Data: 29/5 Dia do Desafio
Horário: das 6 horas às 17 horas
Local: Praça do Ferreira
Aberto ao público

Unidade Fortaleza do Sesc
Endereço: Rua Clarindo de Queiroz, 1740
6h – Aulões de Ritmos
7h – Reflexologia
8h – Oficina de Dança Bachata
9h – Aulão de Step; Tae Kwon Do; Ginástica Para Todos; Aula de Rúgby
10h – Aulão de Step; Aula de Rúgby; Dança de Salão; Ginástica Para Todos
11h – Aula de Rúgby; Dança de Salão
13h – Rodas de Capoeira; Projeto SESC Ativo
15h – Ginástica Para Todos (UFC); Rodas de Capoeira Projeto SESC Ativo; Muay Thai; Danças Circulares
16h – Aula de Geronto; Torneio de Integração – Núcleos do Projeto Futsal Sesc; Muay Thai; Aula de Karatê; Danças Circulares
17h – Aulão de Step; Torneio de Integração – Núcleos do Projeto Futsal Sesc; Muay Thai; Aula de Karatê
18h – Oficina de Danças Cubanas; Torneio de Integração – Núcleos do Projeto Futsal Sesc; Aula de Yoga
19h – Aulão de Ritmos; Oficina de Futebol AmericanoTritões e As Iracemas; Rodas de Mulheres (Capoeira DFE); Aula de Yoga
20h às 21h – Pé de Serra com Nonato Lima; Rodas de Mulheres (Capoeira DFE); Aula de Yoga

Aberto ao público