roda de capoeira

Realizado em diversos espaços de Fortaleza, o festival une mestres da capoeira e o público interessado em conhecer mais a atividade (Foto: Jr. Panela)

Projeto Sesc Ativo convida fortalezenses para o encontro entre capoeiristas

Programação imperdível para este final de semana. Até domingo, 6 de outubro, o público de todas as idades vai ter a chance de conferir o Festival Aberto de Capoeira Sesc Ativo. O encontro tem o objetivo de promover o intercâmbio entre mestres de capoeira e pessoas interessadas em conhecer a modalidade em todos os seus aspectos: dança, luta, cultura e competição.

Desenvolvida por africanos escravizados trazidos ao Brasil e seus descendentes, a capoeira é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos, todos incorporados a uma ginga tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

No Festival, por exemplo, o público vai poder saber mais sobre a capoeira como diálogo corporal, improvisação, inteligência do corpo, necessidade de agir e equilíbrio, assim como noções de espaço, tempo, ritmo, música e compreensão da filosofia de jogo.

A programação conta com oficinas, rodas abertas de capoeira, troca de cordas, apresentações culturais e palestras, devendo reunir, no total, cerca de 2000 pessoas para divulgar essa expressão da cultura e da história brasileira. As atividades acontecem no Serviço Social do Comércio (Sesc) Fortaleza, em escola pública, Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), entre outros espaços da Capital.

Programação
4 de outubro
O que: Palestra Mestre Lula: Historicidade da capoeira do Ceará e suas principais influências
Oficinas
Roda de Capoeira
Onde: Local: Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740), das 8h às 21 horas

5 de outubro
O que: Oitavas, quartas, semifinal e final
Apresentações culturais
Onde: Local: Ginásio Sesc Fortaleza (Rua Clarindo de Queiroz, 1740), das 8h às 18 horas

6 de outubro
O que: Batizado e trocas de cordas de alunos do Sesc Ativo
Apresentações regionais
Entrega da premiação aos vencedores
Local: Ginásio Sesc Fortaleza, das 8h às 13 horas

Vamos praticar?

Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos e desenvolvem uma série de qualidades físicas, contribuído também para o desenvolvimento do sistema cardiorrespiratório, além de trabalhar músculos abdominais, dentre outros benefícios para o corpo e a mente. Para quem tem vontade de conhecer na prática essa expressão cultural que é a cara do Brasil, o Sesc Ceará oferece aulas de Capoeira para homens e mulheres a partir de 15 anos.

Saiba mais informações no site do Sesc