trabalhadores do sistema fecomercio reunidos

(Foto: Ribamar Neto)

Idealizada pela Confederação Nacional do Comércio, a ação tem o objetivo de mostrar para os brasileiros o que o Sistema CNC-Sesc-Senac faz pelas empresas do comércio e pelo Brasil, promovendo educação, transformação e desenvolvimento

A Fecomércio Ceará deu início, na última sexta-feira, 11, à campanha “Trabalho que Valoriza o Brasil”, iniciativa que tem o objetivo de mostrar para sociedade, por meio de histórias de transformação de vidas, como o Sistema trabalha para desenvolver as empresas, os serviços e o turismo e como tudo isso impacta positivamente no País e na vida dos brasileiros. Na ocasião, colaboradores e demais parceiros foram convidados a participar desta corrente que destaca o trabalho da Fecomércio, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) no Ceará.

A campanha, por sua vez, foi criada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e ocorre, simultaneamente, em todos os estados. Na segunda-feira, 7, por exemplo, houve a primeira chamada para a ação, com um tuitaço mobilizando as unidades do Sistema em todo o Brasil. A hashtag #euValorizo chegou a ficar em 5º lugar nos trendig topics do Twitter.

A ideia é que, durante o período da ação, os brasileiros saibam mais sobre importância do trabalho desenvolvido por todas os estados e unidades que formam o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, instituições de direito privado, sem fins lucrativos, vinculadas ao sistema sindical empresarial e sendo administradas pela CNC, com a finalidade de atuar em prol da valorização do trabalhador e de seus familiares, na promoção do bem-estar e na educação profissional. A CNC representa cerca de 5 milhões de empresas que, juntas, constituem cerca de 23,4% do PIB nacional e geram mais de 22 milhões de empregos diretos e formais.

Impacto nacional
Os números, por si só, já chamam atenção. Para se ter uma ideia, no País, 6,5 milhões de pessoas possuem o cartão Sesc. No total, são mais de 590 unidades fixas e 151 móveis, presentes em 2.200 municípios. Somente em relação ao Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos, 1,4 milhões de brasileiros são beneficiados por mês. Além disso, ainda no cenário nacional, há 1,5 milhões de inscritos nos programas de Educação, 2 milhões de inscritos em Saúde e quase 20 milhões de pessoas alcançadas em ações culturais.

Com o Senac, que está presente em mais de 1000 municípios brasileiros, não é diferente. Com um modelo pedagógico inovador, a entidade privilegia o desenvolvimento de competências, por meio de práticas pedagógicas ativas, integradoras e colaborativas, centradas no protagonismo do aluno. São 930 cursos, presenciais ou à distância, em mais de 20 segmentos profissionais, 576 unidades escolares e 85 unidades móveis, o que totaliza quase 1,30 milhões de matrículas, sendo 358 mil gratuitas. Essa presença nacional e a preocupação com a qualidade de suas programações tem rendido ao Senac uma imagem positiva diante de seus alunos, egressos e dos empresários que os contratam.

Transformando vidas
No âmbito local, a campanha “Trabalho que valoriza o Brasil” também visa mostrar os resultados no nosso Estado. Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.

Só o Sesc conta com mais de 375.000 matrículas em 26 unidades, entre 20 físicas e 6 móveis. Conta ainda com 15.351 matriculados na Educação Básica, de Jovens e Adultos, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Pré-vestibular, Idiomas, Formação Contínua de Educadores e Educação Ambiental. O programa de Saúde do Sesc Ceará também é referência. São quase 18.000 clientes em consultas odontológicas e mais de 3.000 mamografias realizadas pela Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.

Já o Senac Ceará oferece 200 cursos oferecidos nas 19 unidades, entre elas o Senac Reference, maior espaço de capacitação profissional do Sistema no Ceará, sem contar as 10 bibliotecas com mais de 48.000 títulos especializados. Destaca-se, ainda, o atendimento corporativo realizado pela entidade com o setor público, a partir de programas de fortalecimento de vínculos e convivência para jovens, adultos, crianças e idosos, de inserção destes no mercado de trabalho e ainda geração de renda e reinserção profissional.

“É de fundamental importância que possamos realizar ainda mais ações que transformam vidas não apenas dos trabalhadores do comércio e seus familiares, mas, principalmente, da população do Ceará e de todo o Brasil. Por isso, é tão importante que, todos possam se engajar e trabalhar para fazer com que estas instituições estejam ainda mais forte”, afirma Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio Ceará.