Banda Pedra Branca. Dois homens sentados, ao lado de um longo instrumento de cordas. Em pé, três homens e uma mulher.

Pedra Branca é um grupo multicultural que desenvolve uma concepção criativa de aliar canções do mundo junto aos ritmos brasileiros e contemporâneos (Crédito: Divulgação)

Atração do Festival Fortaleza Instrumental, o grupo promove um verdadeiro encontro de sons e cores no Sesc Fortaleza

Após passar por várias cidades do Brasil e EUA, além de tocar em países da Europa, a banda Pedra Branca chega pela primeira vez a Fortaleza neste final de semana. Com 18 anos de trajetória e considerado um dos maiores nomes da “world music” no País, o grupo, fundado em 2001, faz show no sábado, 30, às 22h, no Sesc Fortaleza, dentro da programação do 6º Festival Fortaleza Instrumental.

Referência para diversos projetos e DJs nacionais e internacionais, Pedra Branca é um grupo multicultural que desenvolve uma concepção criativa de aliar canções do mundo junto aos ritmos brasileiros e contemporâneos. Suas músicas são uma verdadeira fusão entre o eletrônico e o jazz, entre referências brasileiras, em que a criação não se restringe apenas aos instrumentos convencionais.

Prova dessa pluralidade de ritmos é o sexto álbum da banda, intitulado Religare, cuja pesquisa musical traz instrumentos como sitar, oud, didgeridoo, darbuka, djembe e o nosso já conhecido berimbau, além de sax, trompete, trombone, baixo e bateria, entre outros. E é justamente esse show que Pedra Branca traz para Fortaleza. No Palco do Sesc Fortaleza, o público poderá conferir um encontro de sons e cores, entre oriente e ocidente.

Múltiplos sons

Pedra Branca é apenas uma das atrações do Festival Fortaleza Instrumental, que, desde quinta-feira, tem sido palco de apresentações de bandas e artistas dos mais variados timbres e ritmos. Nesta sexta-feira, 29, a partir das 19h, sobem ao palco Astronauta Marinho (CE), Wassab (PE) e Bixiga 70 (SP). Já no sábado, além de Pedra Branca, o público vai poder conferir os shows da Orquestra Popular do Nordeste (CE), Leandro César (MG), Nonato Luiz e Adelson Viana (CE). As apresentações começam a partir das 19h.

A entrada para os shows é gratuita, com a doação de 2Kg de alimentos, que serão destinados ao Programa Mesa Brasil Sesc.