judoca Giuliano Gemma

Tanto empenho no judô já rendeu ao atleta a posição de 1º faixa preta com síndrome de down no Norte e Nordeste (Foto: Maison Sampaio)

Aluno do Sesc, o atleta treinou todos os dias para se tornar 2º Dan em Judô. Exame ocorreu no último fim de semana

O cearense Giuliano Gemma acaba de se tornar o segundo judoca com síndrome de down no Brasil graduado no 2º DAN da faixa preta da modalidade. A graduação para esse nível exige disciplina, esforço e dedicação. O atleta, de 27 anos, pratica judô no Serviço Social do Comércio (Sesc) desde os quatro anos de idade, e treinou diariamente para o exame, realizado nos dias 7 e 8 de dezembro.

De acordo com o professor de Judô do Sesc, Maison Sampaio, Giuliano é um aluno dedicado e comprometido. O empenho rendeu ao atleta a posição de primeiro faixa preta com síndrome de down no Norte e Nordeste, e o terceiro no Brasil.

Segundo o instrutor, o exame de faixa preta possui 10 níveis, os chamados Dans (grau). Gemma partiu para a conquista da segunda graduação, que, conforme o professor, exigiu bastante conhecimento técnico do judoca.

Para conquistar a graduação é necessário passar por quatro etapas, explica Maison Sampaio. Giuliano Gemma foi aprovado em todas: a primeira foi garantir 50 horas de trabalho prestado em eventos da Federação Cearense de Judô; a segunda etapa consistiu em uma prova teórica com 50 questões sobre conhecimentos gerais do judô e a terceira foi a apresentação as técnicas do Judô.

“Nessa terceira etapa Giuliano teve média 9.1, uma nota alta levando em consideração que a máxima é um 10. Muitos alunos tiveram média abaixo de oito”, destacou o professor. Maison conta ainda que o aluno não teve nenhum tratamento especial ou prova adaptada. “Todos temos limitações, e uma preocupação da mãe do Giuliano é que ele não fosse tratado com regalia ou de forma diferenciada por ter síndrome de down”, lembra.

Já nos dias 7 e 8, Giuliano cumpriu a última etapa do exame, chamado de Kata. Nessa fase, o aluno deve realizar uma demonstração de luta no solo. Apesar de ser uma graduação difícil e bastante técnica, Maison se manteve confiante quanto ao sucesso de Giuliano. “Ele iniciou o Judô com quatro anos e até agora, com 27 anos, nunca deixou de treinar, três vezes por semana. Por conta do exame de troca de faixa, ele treinou todos os dias”, se orgulha.

Judô no Sesc
O Judô é uma das modalidades esportivas disponíveis no Sesc. Para se matricular nas aulas é preciso ter acima de três anos, possuir o Cartão Sesc e apresentar um atestado médico afirmando que o aluno está apto para se exercitar. As aulas acontecem na Unidade Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Sobral.

O Judô é uma arte marcial japonesa, que significa “caminho suave”, pois usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio, não sendo relacionado a qualquer tipo de violência. Seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.