mesa com gengibre, cenoura e suco de laranja

Nutrientes reforçam o sistema imunológico e ajudam na prevenção de viroses sazonais (Foto: Shutterstock)

Juntas, as vitaminas A, C e E formam um combo de imunidade

Todos os anos, quando chegam os meses de chuva, logo aumentam os casos de viroses, ou influenzas sazonais, como classificam os órgãos públicos de Saúde. Sim, as infecções respiratórias que nos deixam de cama são consideradas síndromes, mas, calma, os vírus do tipo A e B são de menor gravidade, circulam normalmente entre a população e causam enfermidades que duram, em média, de três a cinco dias.

Ninguém percebe em que momento foi infectado por esses vírus respiratórios circulantes, mas quando vêm a febre, a dor no corpo e a coriza não resta dúvida, o sistema imunológico está debilitado.

Sabia que é possível dar uma ajudinha para o seu organismo e manter a imunidade alta? Sim, com uma alimentação rica em antioxidantes e nutrientes que contribuem com a formação de células de defesa, você pode escapar das viroses ou diminuir seus efeitos.

“Nutrientes presentes em determinados alimentos podem favorecer sua imunidade ou a deficiência nutricional pode elevar a um quadro de infecções repetidas”, alerta a nutricionista clínica do Núcleo Sesc Saúde, Thayse Guilherme Lima.

Pense em um órgão do corpo que cuida da sua imunidade. Poucas pessoas associam essa função ao intestino, mas ele é fundamental, explica Thayse. “A barreira intestinal nos previne contra infecções, o sistema imune age com as células protetoras do nosso organismo e a microbiota é um lugar do nosso intestino onde se desenvolvem bactérias benéficas que nos protegem”, detalha.

Quando está funcionado direitinho, o órgão absorve nutrientes com função anti-inflamatória e que contribuem para a formação de novas células importantes para a imunidade, como os Linfócitos T.

O ferro presente nas carnes brancas e vermelhas e nas leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico) é precursor dessas células, mas devem ser consumidos junto com a vitamina C presente nas frutas cítricas para aumentar sua absorção.

Aliás, as vitaminas são os antioxidantes mais eficazes contra as viroses, especialmente o “combo imunidade” formado pelas vitaminas A, C, E. Na maioria dos casos, os medicamentos de suplementação de vitamina C são dispensáveis, já que muitas frutas e verduras têm quantidade suficiente desses nutrientes.

Conferira então algumas receitas que vão te ajudar a reforçar o sistema imunológico

Shot para imunidade
20 gotas de própolis
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de café de cúrcuma em pó
Sumo de 1 limão espremido

Suco funcional para combater viroses e resfriados

1/2 cenoura (Rica em vitamina A)
Suco de 2 laranjas (rica em vitamina C)
1 colher de semente de linhaça (rica em vitamina E)
Liquidificar todos os ingredientes e ingerir em seguida. Se necessário, ajustar a quantidade de água. De preferência não coar.