Homem no palco de teatro, com roupa preta e uma cabeça de boneca em cima da própria cabeça

O espetáculo Playback: quem são os sujeitos dos discursos que cruzam nossos feeds?, do grupo Teatro Suspenso, é uma das atrações da agenda cultural do Sesc para esta semana (Foto: Tomaz Maranhão)

Grupos de teatro locais e nacionais apresentam seus espetáculos online na agenda cultural do Sesc para o Tudo em Casa Fecomércio

As apresentações musicais pela internet ficaram famosas nos últimos meses, mas outras expressões artísticas também vêm marcando presença online, entre elas o teatro e outras artes cênicas. Na agenda cultural do Sesc Ceará para esta semana, tem atrações para todos os gostos, incluindo os espetáculos do projeto Arte em Cena.

Dos dias 20 a 26 de julho, o Sesc disponibiliza ao público uma programação cultural online bem variada, disponível através das redes sociais do Sesc e de diversos artistas convidados. Exposição, oficinas de música, shows, espetáculos, debates, sarau e até sapateado para iniciantes são algumas das apresentações que acontecem ao longo da semana. Tudo isso faz parte do Tudo em Casa Fecomércio e a lista com cada uma delas fica disponível no site da campanha.

Na segunda-feira (20), já tem atração teatral com o grupo Teatro Suspenso, que apresenta o espetáculo “Playback: quem são os sujeitos dos discursos que cruzam nossos feeds?”. A montagem foi especialmente preparada para ser transmitida online, adaptada de uma conhecida peça do grupo. A transmissão acontece em live no instagram  @suspensoteatro, às 20h.

De quarta à sexta tem espetáculos que fazem parte do Projeto Arte Encena, que por meio de apresentações sistemáticas de teatro, circo e dança, promove a fomentação teatral de grupos locais e nacionais assegurando-lhes temporadas virtuais para as suas montagens com possibilidade de itinerância e intercâmbio, primando sempre pela diversidade.

LEIA MAIS | Gestão estratégica é aposta das empresas para a retomada da economia

Na quarta-feira e sexta-feira tem apresentação do Circo da Alegria, com o Grupo Garajal, a partir das 18 horas, com transmissão pelo Instagram @grupogarajal. Às 20 horas, também na quarta e sexta-feira, o público pode conferir a peça “As Jurássicas”, com o Grupo Independente de Produções Teatrais, pelo Facebook As Jurássicas.

Na quinta-feira, a partir de 20 horas, o Arte Encena traz o espetáculo “Maquinista”, do grupo Pavilhão da Magnólia. A transmissão é via Zoom. Mais informações pelo Instagram @pavilhaodamagnolia. Na sexta-feira o público pode conferir o espetáculo Cabaré da Desgraça com o grupo As 10 Graças de Palhaçaria. A transmissão acontece a partir das 20h, pelo Zoom. Mais informações pelo Instagram @as10gracas.

Outras linguagens

De segunda à sexta fica disponível para visitação a Exposição: Dos Caretas aos Reis de Congo: as várias facetas do Reisado, da artista Augusta Carneiro. Quem quiser conferir é só acessar o flickr marias.augustac. E para quem quer iniciar algo novo, a partir das 14 horas, na segunda-feira, 20, tem iniciação ao sapateado em ritmos brasileiros, com a Trupe ’Caba de Chegar. A transmissão é pela plataforma do Google Meet. Mais informações pelo Instagram @trupecabadechegar.

Também na segunda-feira, a partir das 15 horas tem Oficina de Musicalidade e confecção de brinquedos com o artista Jean Alex Alencar. A transmissão é pela plataforma Google Meet. Mais informações pelo email procha@sesc-ce.com.br.

De quarta à sábado, sempre às 15 horas, acontece a Oficina Música Excêntrica com mediação de Orlângelo Leal, através da plataforma Google Meet. O termo “música excêntrica” refere-se a performance cênica ligada diretamente ao humor musical como leitmotiv da criatividade. A oficina apresentará alguns pontos de inquietação e convergência que movem as pesquisas entre a cena e o som a partir do espetáculo.

Com uma pegada mais regional, a programação traz atrações como a live do grupo Bacamarteiros da Paz, com o Mestre Nena de Juazeiro do Norte, além de uma visita digital ao Museus Orgânicos Reisado Caretas de Couro – Mestre Antônio Luiz, de Potengi, com bate-papo e apresentação. Tudo isso no sábado, a partir das 18 horas. A transmissão pelo o Instragram @ujcultmidia.

Para fechar a semana, no domingo tem show de humor, a partir das 19 horas, com Paçoca e Fubá. Transmissão pelo Instagram @PACOCAEFUBA. Logo após, às 20 horas, o público confere a apresentação musical de Dul Azevedo, no Instagram @dulazevedo.

Além dessas, a programação conta com várias outras atrações. Para conferir tudo que vai acontecer, acesse a plataforma Tudo em Casa Fecomércio no link https://bit.ly/3ePdD0n.