cerimônia de doação do terreno para construção da Escola Educar Sesc. Na imagem, dois homens assinando o termo

A instituição recebeu doação de terreno da prefeitura da cidade para construir uma Escola Educar Sesc. (Foto: Rodrigo Carvalho)

O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc), irá construir uma nova unidade da Escola Educar Sesc no município de Iguatu. Na última sexta-feira (07), o presidente da Instituição, Luiz Gastão Bittencourt, assinou o termo de doação da área, juntamente com o vice-prefeito de Iguatu, Franklin Bezerra. Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, o projeto de autoria do vereador Bandeira Júnior cede ao Sesc um terreno estimado em 8.736m² para implantação da escola de ensino fundamental II, com turmas até o 9° ano.

“Receber esse terreno é um sonho que vai se transformar em realidade. Mais do que construir uma escola, esse novo espaço vai nos possibilitar incorporar projetos para além da educação, junto com a cultura, o empreendedorismo e a cidadania. Queremos fazer a Escola do Sesc com uma visão programática ainda mais ampla, por meio da qual os alunos possam ser transformados em cidadãos e estar prontos para novos saltos ”, afirma Luiz Gastão Bittencourt, que prevê a entrega da unidade para janeiro de 2024.

Também estiveram presentes na solenidade os conselheiros do Sesc Ceará, Giovani de Oliveira, Tadeu Rolim, Nelson Gomes e Luiz Fernando Bittencourt; a diretora de programação social do Sesc, Débora Sombra; o gerente do Sesc Iguatu, Raimundo Neto, assim como os gerentes das unidades Sesc e Senac no Cariri e em Iguatu; a diretora da Escola Educar Sesc do município, Socorro Marques; colaboradores; vereadores e secretários municipais.

De acordo com o vice-prefeito de Iguatu, Franklin Bezerra, é importante construir parcerias entre o setor público e privado para desenvolver o município. “O Sistema Fecomércio tem todo o apoio da administração neste projeto que abre as portas para o desenvolvimento e vai contribuir na geração de emprego, renda e educação”, aponta.

Desde 1994, o Sesc dispõe de uma escola em Iguatu. Inicialmente, o programa apresentava cinco turmas, e, em 2022, irá alcançar 52 turmas, com Educação Infantil (Creche e Pré-Escola); Ensino Fundamental (até o 6º ano); Educação de Jovens e Adultos – EJA (Alfabetização ao Ensino Médio); Idiomas; Criar Sesc; Formação Contínua de Educadores e Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Com uma proposta pedagógica de referência, a metodologia do Sesc vai muito além da sala de aula, transformando vidas e interferindo positivamente no destino dos estudantes. Em 2022, a instituição deve atender cerca de 1.420 alunos, somente no município de Iguatu, em diferentes níveis de ensino.

Modelo de Educação

O Programa de Educação do Sesc alcança todas as regiões do Ceará, por meio das Escolas Educar Sesc (localizadas em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte) e dos Centros Educacionais Sesc Ler sediados em Aracati, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Crateús e Ibiapina.

Os projetos e atividades oferecidos pela instituição vão além do ensino formal e chegam a toda a sociedade. São ações que abrangem desde a criança que necessita de uma educação diferenciada e de qualidade, passando pelos estudantes que buscam uma vaga no ensino superior com a ajuda do curso pré-vestibular e chega até o adulto que almeja retomar os estudos e se qualificar para o mercado de trabalho através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, alcança ainda o professor e profissional da área que deseja se aprimorar em determinada área de ensino através da Formação Contínua de Educadores.

LEIA MAIS | Inscrições abertas para o credenciamento de artistas e profissionais da cultura no Sesc

Tagged in:

, , ,