Começo de ano é o momento em que muita gente escolhe mudar hábitos e cuidar melhor do próprio corpo. Além disso, sempre tem quem deseja perder uns quilinhos, seja por estética ou por questões de saúde. Nesse contexto, algumas atividades físicas vêm logo à mente, como a musculação e a corrida, e quem não gosta desse tipo de exercício fica logo desmotivado. No entanto, são muitas as opções de exercícios que fazem bem para a saúde e ajudam a queimar calorias.
E a escolha da atividade é um ponto fundamental para que a pessoa consiga continuar e atingir seus objetivos. No episódio 119 do podcast Mundo Fecomércio, a profissional de educação física, Thays Silva, dá a dica para quem não quer perder o foco ao longo do ano: faça uma atividade física que você goste, que você se sinta bem.
Outra dica da profissional do Sesc é com relação à quantidade de treinos por semana: “que você comece devagar, aos poucos, caso esteja parado, e aumente a frequência e intensidade dos exercícios. Comece duas vezes por semana, três vezes por semana, ou mesmo uma vez por semana. Nada de pressa, porque se você estiver com pressa, você não vai conseguir ter continuidade”, explica.
E para quem quer fugir da musculação, existem diversas opções de atividades físicas para queimar calorias, melhorar o condicionamento físico e ajudar a colocar a saúde em dia. Confira a seguir algumas delas:
Aerobike
Ótima opção para quem busca exercício intenso com alta queima calórica, a atividade é feita em bicicletas fixas que simulam bicicletas de corrida. É indicado para quem tem joelhos e coluna saudáveis e proporciona um ótimo treinamento cardiovascular, trabalhando para o fortalecimento muscular, condicionamento aeróbico e emagrecimento.
Capoeira
Misturando luta, dança e música, a capoeira é uma expressão da cultura negra no Brasil e vai muito além de uma atividade física. Com movimentos ágeis e complexos, a prática da capoeira traz uma série de benefícios, como fortalecimento muscular, desenvolvimento cardiorrespiratório, noção de espaço e de ritmo e queima calórica.
Natação
Conhecido como um dos esportes mais completos, a natação trabalha o corpo por inteiro, exercitando diversos grupos musculares e articulações. Entre os benefícios, estão o desenvolvimento da capacidade circulatória e cardiorrespiratória, além de trabalhar a flexibilidade, a resistência, o equilíbrio e a coordenação motora. Por ser de baixo impacto, o risco de lesões é menor.
Ginástica
Muito popular nos anos 80 e 90, a ginástica é uma atividade que pode ser adaptada para pessoas com diferentes necessidades e condicionamentos. Com exercícios dinâmicos, ela trabalha os mais diversos grupos musculares e contribui para o fortalecimento muscular, queima calórica, melhora do condicionamento cardiovascular e desenvolvimento de habilidades como agilidade, equilíbrio e coordenação.
Box Chinês
Quem prefere atividades de contato, especialmente as lutas, tem como opção, além de esportes mais conhecidos (como judô, karatê e kung fu), o boxe chinês. Nessa modalidade, também são trabalhadas diversas partes do corpo, já que os movimentos envolvem tanto os membros superiores quanto os inferiores. Entre os principais benefícios físicos estão o ganho de força, resistência e flexibilidade.
Essas e muitas outras atividades físicas podem ser encontradas no Sesc, que também conta com profissionais capacitados para orientar os alunos a realizar os exercícios da forma mais adequada para sua saúde. Além disso, o Sesc também oferece o serviço de Avaliação Física Funcional, que confere condição cardiovascular, força e resistência muscular, flexibilidade, postura e composição corporal. Para participar das atividades, é necessário ter o Cartão Sesc.
Clique aqui e saiba mais sobre as atividades físicas do Sesc Ceará.
LEIA MAIS | Conheça oportunidades para se destacar no mercado da beleza