na imagem, pessoa dirigindo carro durante trânsito na rua

O Movimento Maio Amarelo surgiu para conscientizar a população dos altos índices de mortes e feridos em acidentes de trânsito. (Foto: Pexels)

O mês de maio se veste de amarelo para debater um assunto muito sério: acidentes de trânsito. Criado em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Movimento Maio Amarelo surgiu para conscientizar a população dos altos índices de mortes e feridos em acidentes viários. Numa ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, o Maio Amarelo debate o tema segurança viária e mobiliza órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema e propor ações com o objetivo de reduzir acidentes e evitar mortes.

Em Fortaleza, várias ações vêm sendo realizadas por órgãos públicos e privados para chamar atenção para o tema, e os números mostram que ainda é bastante necessário colocar foco nesse assunto.

Segundo informações do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura, em 2020, foram registrados 632.764 acidentes de trânsito no Brasil, o equivalente a 72 incidentes por hora. Em 2021, foram 11.647 mortes, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida nesse tipo de ocorrência.

No Programa Mundo Fecomércio, exibido nesta quarta-feira, 11, na rádio O Povo CBN, o movimento Maio Amarelo foi o tema de destaque. Nesta edição, disponível no Spotify, é destacada a importância na conscientização sobre o assunto dos centros de formação de condutor para evitar os acidentes de trânsito, as iniciativas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a vivência diária com o trânsito para quem trabalha como motorista.

Para conferir o Mundo Fecomércio sobre o movimento Maio Amarelo é só clicar aqui.

LEIA MAIS | Autocuidado: Conheça as formas de cuidar do seu bem-estar

Tagged in:

, , ,