bem-estar: mulher usando produto para cuidar da pele

De acordo com uma pesquisa do instituto Ipsos, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou entre 2020 e 2021. (Foto: Pexels)

Você já ouviu falar sobre Autocuidado? A palavra vem ganhando destaque ultimamente, mas nem sempre é abordada com toda a amplitude do tema. No contexto da pandemia, a necessidade de buscar ferramentas e métodos para se sentir bem aumentou. De acordo com uma pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou entre 2020 e 2021. 

Em busca de reverter ou pelo menos amenizar esse quadro, as pessoas procuram olhar mais para si e tomar atitudes que as façam sentir melhor. Alguns profissionais podem ajudar bastante nessa tarefa, entre eles estão profissionais da saúde, educadores físicos e até aqueles que cuidam da estética. Afinal, sentir-se bonito e tirar um tempo para cuidar da aparência também ajuda no bem-estar.

O autocuidado envolve diversos aspectos da vida, da saúde física à mental, passando por cultivar bons hábitos de alimentação, higiene e até pensamentos, de acordo com a psicóloga do Sesc, Alissa Venuto. “São atitudes que a gente faz para o nosso bem-estar, momentos em que aproveitamos coisas do nosso interesse e que, com a correria, não conseguimos ter tempo. Por exemplo, andar de bicicleta, ouvir música, ver uma série ou até mesmo um banho relaxante mais demorado”, explica, e ainda orienta: “É preciso se ouvir, olhar para si, ver o que seu corpo está pedindo. Até mesmo pequenos gestos no dia a dia podem nos causar sensações boas”.

A psicóloga afirma que o corpo dá vários sinais de alerta para mostrar que está na hora de se cuidar, entre eles: dificuldade no relacionamento familiar, distúrbios alimentares, fobias, medo, pensamento negativo, sofrimento antecipado, insônia, entre outros. 

Além da psicoterapia, outras maneiras de praticar o autocuidado estão relacionadas à prática de atividade física, como musculação, corrida, aula de dança, lutas e ginástica; assim como os cuidados com a estética que melhoram autoestima, diminuem o estresse e podem até aumentar a imunidade.  

Como uma das estratégias para manter o autocuidado envolve saúde e bem-estar, o Sesc oferece serviços de prevenção e promoção da saúde como pilar para a melhoria da qualidade de vida nos Núcleos Sesc Saúde, localizados nas unidades Fortaleza e Juazeiro do Norte. 

Com profissionais qualificados e equipamentos adequados, o Sesc disponibiliza atendimentos nas áreas de Nutrição, Fisioterapia Convencional, Saúde Bucal/Odontologia, Psicologia, Hidroterapia, Pilates, RPG (Reeducação Postural Global), Acupuntura, Terapia Ocupacional, Massagem Relaxante e Tratamentos Estéticos Faciais e Corporais. 

Ouça o episódio do Mundo Fecomércio sobre o tema clicando aqui.

LEIA MAIS | Cinco dicas para quem quer empreender na área de gastronomia