Por Lucas Ramos

Em Abril de 1998 Faith No More encerrou oficialmente suas atividades. Cada um dos membros continuou com projetos solos ou fizeram parte de outras bandas. Billy Gould tocou no Brujeria, Mike Bordin assumiu as baquetas da banda do Ozzy e fez algumas participações no Korn. O grande foco mesmo foi o Mike Patton, que surpreendeu a todos com uma vasta lista de projetos solos e bandas que ele mesmo fundou. No Mr. Bungle lançou um outro cd, criou e participou de outras bandas de muita expressão, como: Fantômas, Lovage (banda de  trip hop, que tem como tema principal o ato sexual, com músicas que contém bastante sensualidade.) e Tomahawk.

Todas marcadas pela experimentação musical, o não-comercialismo e a aparente falta de preocupação com o mercado. O legado da banda é indiscutível, tendo influenciado dezenas de artistas da atualidade, não sendo raro encontrar músicos que referenciam os álbuns do FNM como melhores da década passada. Acima disso, há também o espírito da canção desafiadora, do não-conformismo com o sucesso fácil que o Faith No More viveu na pele e fez questão de trazer para os terrenos mainstream.

Em 2009, surpreendendo a muitos fãs e críticos, a banda volta para alguns shows na Europa, sendo que esses shows se tornaram uma turnê mundial que durou dois anos. FNM ainda voltou ao Brasil duas vezes nessa turnê e a última aparição deles nas nossas terras foi no festival SWU desse ano. O show do SWU foi dito como muitos como o melhor show do evento, tanto que foi o show que fechou o festival. Eu mesmo fiquei muito triste de não ter conseguido ver eles ao vivo, mas foi muito bom ver o show pela TV. Eles ainda continuam em turnê com alguns boatos rolando pela internet sobre um futuro álbum, mas nada muito concreto. Como fã, espero que lance mesmo, fico na esperança disso acontecer.

Confere um dos momentos épicos do Show no SWU:

http://www.youtube.com/watch?v=kz5saPuiRsQ

 

Aqui encerra o especial Faith No More. Espero que tenham curtindo!

 

Até uma próxima galera! 🙂

 

Lucas Ramos

@LucaszZRamos