Pai, Filho e Espírito Santo, Trindade ardente e criadora, que conduzis com força e suavidade todos os seres do universo para seu eterno destino, associai-me à fecundidade dos vossos atos. Dai-me uma alma de Cristo, uma alma de Redentor.

Desenvolva-se toda a minha vida no plano da redenção, com a plena consciência de que através das mínimas particularidades da minha existência realizam-se vossos desígnios eternos. À luz de vossas inspirações e com o apoio de vossa graça, escolha eu ser redentor e colaborador com ele na ação maravilhosamente fecunda de vossa Trindade no mundo…

Dai-me invencível fortaleza de espírito. Seja meu amor por vós mais forte do que a morte. Jamais se dobre minha vontade perante o dever, e nada possa diminuir meu ardor no vosso serviço. Inspirai-me a audácia das grandes obras e dai-me força para realizá-las, até o martírio, se necessário, para a maior glória de vosso nome.

M. M. Philipn

[Citado em: Gabriel de Sta. Mª Madalena, O.C.D. Intimidade Divina. – 5ª. ed. – Revisão: Silvana Cobucci e Paulo César de Oliveira. São Paulo: Loyola, 2010, p. 493.]

Os atos sacrificiais têm um poder muito grande. Em todas as religiões os encontramos. No caso específico da Igreja Católica, o ato sacrificial por excelência é a missa. A missa é um rito celebrado para a coletividade e com a coletividade, do qual participa a comunidade de fiéis.

Existem, entretanto, outros ritos sacrificiais que a pessoa pode realizar a sós, por livre escolha e de acordo com os seus propósitos e necessidades. Um deles é a consagração individual. Há inúmeras consagrações, cabendo à própria pessoa, caso se sinta motivada a fazê-la, pesquisá-las acuradamente para que possa efetuar uma boa escolha, pois a consagração, para que seja eficaz e produza os frutos esperados, deve estar em absoluta sintonia com os anseios e idiossincrasias do consagrando.

Em suma, não lhe pode restar qualquer dúvida, por mínima que seja, de que está disponível para a consagração. Para tanto, é necessário ter a total clareza dos motivos que o levaram a consagrar-se e de a quem está se consagrando. Por isso, é de fundamental importância que tenha a mais perfeita consciência  do sentido das palavras que irá proferir por ocasião do rito.

Aqui cito uma das mais belas e poderosas consagrações que conheço: a Consagração à Santíssima Trindade. Para um católico consciente da religião que escolheu professar, nela está resumido e compendiado todo o mistério cristão.

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles