Dom Bosco dizia aos salesianos e aos seus jovens: quantas graças Maria Auxiliadora tem preparadas, ansiosa que alguém as peça! Lembrem-se, ó caros filhos, que a Virgem reservou todas as graças necessárias para as almas de cada um de nós, para a nossa alma, para o nosso corpo, para os nossos pais, parentes e amigos. Para no-las dar, ela espera somente que as peçamos. Se, portanto, ela as tem preparadas, se está pronta para concedê-las a quem as pede, com que devoção nós não devemos pedir-lhe. Por isso, se nós nos recomendarmos de coração a ela, ela estará sempre pronta para nos ajudar, porque nós somos, de modo especial, seus filhos. Sirvamo-nos, pois, da boa ocasião deste seu mês… para nos recomendarmos à Bem-Aventurada Virgem Auxiliadora. Ela defenda vocês de todos os perigos da vida. Ela guie vocês para a meta à qual tende todo o esforço de cada um. Cada um de vocês faça bons propósitos, procure coloca-los em prática e o Senhor e Maria Santíssima os ajudarão a sair ilesos das ocasiões de pecado.

Pe. Pedro Pereira Borges SDB

[Pe. Pereira Borges SDB. – Novena em honra de Nossa Senhora Auxiliadora. – 1ª. ed. – Brasília: EDB-Editora Dom Bosco, 2013, p 47].

Desde o dia primeiro de maio tenho procurado postar diariamente neste blog um texto sobre Dom Bosco e sua devoção a Nossa Senhora Auxiliadora. A exceção foi o dia 3, pois, devido a um problema técnico, não consegui fazer a postagem. Confesso que não tem sido fácil. Na verdade, escrever estes textos tem exigido de mim um grande esforço. Venho passando por um momento em que está difícil para mim escrever, seja o que for. Trata-se de um daqueles momentos em que foge a inspiração e também a disponibilidade. Mesmo assim, tenho me esforçado. Eis, pois, o motivo pelo qual os textos não têm apresentado uma sequência lógica.

Eles vão sendo escritos mais ou menos ao sabor do acaso e das minhas atuais circunstâncias.

Desde o dia 3 deste mês tenho rezado duas novenas: a Novena em honra de Nossa Senhora Auxiliadora e a Novena em honra de São João Bosco, tendo como referência dois livrinhos, de autoria do Pe. Pedro Pereira Borges. É principalmente deles que tenho transcrito as citações feitas nas minhas postagens. Aos leitores que já são devotos de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, que esses textos os ajudem a reforçar sua devoção. Aos que ainda não o são, que possam ver em si despertadas essas devoções.

 

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles