Por ser online, pessoas do mundo inteiro podem ouvir e participar da conversa pelo chat. E eu sinto que estou construindo relações boas através da webrário. Com certeza é diferente de uma FM ou AM, mas é diferente-bom!

Adonai Elias

Dia desses recebi uma mensagem de um amigo me convidando para acessar uma Web Rádio na qual, às 23h faria a transmissão de um programa cujo locutor seria ele. Adonai Elias, o amigo que faria o programa, flechado pelo Cupido, há mais ou menos um ano rumou para outras terras e hoje reside em Belo Horizonte. Nascido em Fortaleza e apaixonado por tudo que diz respeito à nossa cultura, não podia ser diferente: dedicou o programa daquela noite à música cearense, mesclando nomes, ritmos e tempos num memorável encontro musical.

Inicialmente, pensei que a partir de então ele ficaria apresentando regularmente o programa, intitulado Matula Convida. Pouco depois, em conversa por telefone, ele me falou que fora convidado apenas para a locução daquele dia, conforme o formato do programa, que sempre leva convidados diferentes.

Durante a conversa com Adonai, arrisquei o prognóstico de que não demoraria muito para que ele fosse convidado a assumir regularmente um programa na Matula Web Rádio. Não deu outra. Logo mais, eu recebia um convite para a estreia do programa “Nasci para bailar”, que iria ao ar aos sábados das 15h às 16h. Desde então, eu e Naza, nos tornamos cadeira cativa do “Nasci para bailar”.

Adonai Elias é Publicitário e Produtor Cultural. Colunista, pesquisador musical, colecionador de discos e amante da diversidade de movimentos artísticos do Brasil. Acrescente-se a esse currículo que o dito cujo é sobrinho da Naza e nosso afilhado. A propósito do seu interesse pelo rádio, dia desses ele me falou: “Desde o fim da adolescência, principalmente quando comecei a trabalhar como produtor cultural, o mundo do Rádio e do Jornal me chamavam bastante atenção. Ver profissionais especializados em comunicar e que, através dos veículos, constroem relações fortes com as pessoas, que duram décadas, me encantou”. E arrematou, expressando o prazer do contato com o público via Web Rádio: “Experimentar um pouquinho disso é uma conquista emocional. E, ainda no quarto programa, já vejo pessoas que ficaram assíduas. Mesmo sendo pela internet, o público que acompanha o “Nasci para bailar” é muito maior que o das redes sociais, no sentido de ter gente de todas as idades, que não estão no spotify ou youtube, por exemplo”.

Mas tem mais. No dia da estreia, acessei a Matula Web Rádio um pouco antes das 15h. Tava rolando um samba muito legal, que também nos cativou. Junto com o “Nasci para bailar” descobrimos, também, o “Garagem do samba”, veiculado imediatamente antes, das 14h às 15h. Apresentando sempre ao ouvinte uma seleção primorosa de sambas e pagodes, não podia ser diferente em se tratando de um programa que vai ao ar sob a batuta do belorizontino  Danilo Miranda, que, além de cervejeiro e locutor, se metamorfoseia num baita instrumentista quando pega um cavaquinho. Portanto, quando o assunto é samba, o cara entende do metier.

Até receber o convite do Adonai, eu não sabia o que era uma Web Rádio. O fato é que, desde então, nos tornamos ouvintes assíduos da Matula Web Rádio. Outra coisa legal da Rádio Web é a interação entre locutor e ouvintes, por meio do Chat. Dia desses, durante  uma troca de mensagens entre os dois locutores e ouvintes de ambos os programas,  Danilo escreveu no chat as seguintes palavras, se referindo ao curioso fato de que, por serem sequenciados e igualmente animados, “ Garagem do Samba” e o “Nasci para bailar”  têm mantido os ouvintes ligados em ambos, desfrutando de uma boa seleção musical e bebericando uma cervejinha: “Os sábados não são mais os mesmos”. Ao ler tal mensagem, imediatamente respondi daqui: “Quando a isso, não tenho dúvidas, Danilo. Os nossos sábados, de fato, não são mais os mesmos, e os culpados por isso são você e o Adonai”. Para concluir, gostaria apenas de registrar que essa crônica foi rabiscada entre uma e outra audição de ambos os programas. Segue o link da Matula Web Rádio, com o convite aos leitores para que nos façam companhia no próximo sábado: https://matulawebradio.com.

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles