Atleta cearense Luiza Tavares rece sua medalha de ouro no Campeonato Sul-americano de Taekwondo, na Colômbia. (Crédito: Divulgação)

Atleta cearense Luiza Tavares rece sua medalha de ouro no Campeonato Sul-americano de Taekwondo, na Colômbia. (Crédito: Divulgação)

Entre os dias 19 e 23 de outubro foi realizado em Cartagena das Índias, Colômbia, o Campeonato Sul-americano de Taekwondo. A lutadora cearense Luiza Tavares Rodrigues ganhou medalha de ouro na competição. O evento teve a participação dos países da América do Sul e dos Estados Unidos, Canadá, Guatemala e México.

Luiza é faixa preta 1º Dan Taekwondo da Federação Internacional de Taekwondo (ITF – sigla em inglês para International Taekwondo Federation). A atleta cearense lutou na categoria 75 quilos contra uma atleta paraguaia (segundo Dan) e a final com uma lutadora argentina (terceiro Dan). Em 2014 a atleta venceu, em sua categoria, o Sul-americano realizado no Brasil, em Fortaleza-CE.

Além de universitária do curso de Nutrição, da Unifor, Luiza é educadora de Taekwondo na Fundação Raimundo Fagner, em Fortaleza, entidade que investe na educação integral e inclusão social de cerca de 200 crianças e adolescentes do bairro Itamarati, por meio de atividades educacionais, culturais e esportivas. Alguns de seus alunos já foram graduados na faixa amarela e participaram de um campeonato nacional, realizado em Fortaleza em agosto deste ano, conquistando medalhas nas categorias sparring (luta) e tul (sequência de movimentos pré-fixados).

SAIBA MAIS
A faixa preta no Taekwondo significa maturidade e habilidade. Também indica a imunidade à obscuridade e ao medo. Cada dan’ corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10 (dez) dans em ordem crescente, onde o décimo Dan é vitalício e só uma pessoa pode possuir. Quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade, dedicação, postura e liderança.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles