Veia Esportiva

Sem Neymar, Fifa divulga os 10 concorrentes ao prêmio de melhor do mundo

(Foto: Reuters/Dalmir Sagolj)

A Fifa divulgou nesta terça-feira, 24, os 10 jogadores que irão concorrer ao prêmio Fifa The Best. Neymar, que era indicado desde 2011, não entrou na lista deste ano. Atual detentor do título, Cristiano Ronaldo está entre os candidatos.

Nenhum brasileiro está entre os selecionados. A lista de 10 nomes foi definida por votação de 13 especialistas escolhidos pela Fifa, entre eles os brasileiros Ronaldo, Kaká e Carlos Alberto Parreira. Fabio Capello e Lotthar Mathaus, críticos do brasileiro ao longo da Copa, também estavam no grupo.

Esta é a quarta vez que não há nenhum representante do Brasil entre os 10 primeiros colocados da premiação oficial de melhor jogador do mundo, concedida pela Fifa – que foi criada em 1991. As anteriores foram em 1991, 1992, 2010 e 2012.

O período compreendido para análise da performance de cada jogador é de 3 de julho de 2017 até 15 de julho de 2018, data da decisão da Copa do Mundo da Rússia.

Os 10 nomes foram indicados por um painel composto por ex-jogadores, considerados “Lendas da Fifa”. Para os prêmios de melhor técnico e jogador no futebol masculino, os responsáveis foram Kaká, Ronaldo, Carlos Alberto Parreira (Brasil), Lothar Matthäus (Alemanha), Alessandro Nesta, Fabio Capello (Itália), Didier Drogba (Costa do Marfim), Frank Lampard (Inglaterra), Sami Al Jaber (Arábia Saudita), Emmanuel Amunike (Nigéria), Cha Bum-Kun (Coreia do Sul), Andy Roxburgh (Escócia) e Wynton Rufer (Nova Zelândia).

Haverá quatro grupos de votação: jornalistas selecionados pela entidade, capitães de seleção, técnicos e torcedores. Eles serão responsáveis por escolher o vencedor e o voto de cada grupo terá peso igual de 25%. Jogadores e treinadores podem votar em candidatos de seu próprio país, mas não em si mesmos. Quem tiver maior soma ao fim será o vencedor, a ser anunciado na festa de gala do dia 24 de setembro, em Londres.

Os indicados da Fifa para o Prêmio de
Melhor Jogador do Mundo são:

  • Cristiano Ronaldo (Portugal e Real Madrid/Juventus)
  • De Bruyne (Bélgica e Manchester City)
  • Griezmann (França e Atlético de Madrid)
  • Hazard (Bélgica e Chelsea)
  • Kane (Inglaterra e Tottenham)
  • Mbappé (PSG e França)
  • Messi (Argentina e Barcelona)
  • Modric (Croácia e Real Madrid)
  • Salah (Egito e Liverpool)
  • Varane (França e Real Madrid)

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *