(Foto: Reprodução / BBC Brasil)

O Doodle desta quinta-feira, 16, celebra o aniversário de 187 anos do advogado Ebenezer Cobb Morley, considerado o pai do futebol. A ilustração na página inicial do Google faz referência ao maior feito da vida do homenageado: a criação das regras do futebol.

187º Aniversário do Ebenezer Cobb Morley

A versão que conhecemos hoje do futebol surgiu em 1863, quando o advogado inglês Ebenezer Cobb Morley estabeleceu suas primeiras regras. Até então, não havia campeonatos organizados. Com as diversas variações regionais da modalidade não existiam regras específicas e a falta de regulamentação estimulava a prática de jogadas agressivas.

Conhecido como o “pai do futebol moderno”, Morley nasceu em 16 de agosto de 1831. Aos 27 anos, Morley se mudou para Londres, onde fundou, em 1862, o Barnes Football Club. Como capitão do time, ele logo percebeu como as partidas podiam ser violentas. Foi então que resolveu escrever uma carta ao jornal britânico Bell’s Life, sugerindo criar algumas regras.

As novas regras foram colocadas em prática no dia 19 de dezembro de 1863, em um jogo do Barnes contra Richmond, que terminou em zero a zero.

Morley faleceu em 1924, em Londres, deixando um importante legado. Suas regras ajudaram não só a tornar as partidas de futebol menos violentas, como padronizaram o esporte.

Com informaçõesBBC Brasil

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles