(Foto: Luis Firmo/Red Bull Content Pool/Veja)

A surfista carioca Maya Gabeira entrou no Guinness Book, nesta segunda-feira, 1º, por surfar a maior onda do mundo (24 metros), em Nazaré, Portugal, lugar onde sofreu um acidente que quase a matou em 2013.

Ela roubou o posto ocupado pelo norte-americano Garrett McNamara, lenda da modalidade que tinha surfado uma parede de 23.8 metros no local. Com isso, ela também carimbou mais uma conquista: é a primeira surfista mulher a entrar no livro de recordes na história.

“Sonhos realmente se tornam realidade! Sonho realizado! Obrigada a vocês, que me apoiaram, assinaram e compartilharam, juntos somos fortes”, publicou a atleta em sua conta no Instagram.

No primeiro semestre deste ano, ela havia feito uma petição para que a WSL (World Surf League), entidade responsável por registrar e enviar os recordes, reconhecesse a onda, que foi surfada no dia 18 de janeiro.

Em 2013, Maya sofreu um acidente no mesmo lugar, tentando quebrar esse mesmo recorde. Ela caiu de cabeça do topo da onda e foi retirada inconsciente por jet-ski, precisando ser reanimada. A atleta só voltou a surfar ondas grandes após um jejum de três anos.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles