Veia Esportiva

Marcelo pode superar Roberto Carlos e Evaristo de Macedo como brasileiro que mais venceu a LaLiga

(Foto: Divulgação)

A ligação do futebol brasileiro com a LaLiga é antiga, vindo desde a década de 1930 com a contratação de Fernando Giudicelli pelo Real Madrid. Pouco depois, estrelas como Didi – contratado com status de estrela mundial pelo Real Madrid, em 1959 – e Canário (primeiro brasileiro a ser, em 1960, campeão da Copa dos Campeões da Europa, atual Champions League) também vestiram a camisa do poderoso clube da capital. Assim como diversos jogadores, que a partir da década de 1990 transformaram o Campeonato Espanhol na verdadeira Liga das Estrelas.

Dentre eles, Marcelo, que pode encostar em outro lateral como o brasileiro que mais vezes conquistou o título da LaLiga.

Próximo de mais uma conquista nacional pelos blancos – na atual temporada, o Real Madrid lidera a competição com quatro pontos de vantagem sobre o Barcelona, há apenas duas rodadas para o fim da competição -, Marcelo pode atingir a marca de cinco títulos da LaLiga.

Feito que o faria ultrapassar grandes nomes como Roberto Carlos e Evaristo de Macedo, que também fizeram história em solo espanhol. Enquanto o ex-lateral conquistou o tetra pelo Real Madrid, entre o fim da década de 1990 e o começo dos anos 2000 (1997, 2000, 2002 e 2007 – este último junto de Marcelo), o ex-atacante fez isso pelos dois maiores clubes da Espanha, Real e Barcelona, entre as décadas de 1950 e 1960 (1959, 1960, 1963 e 1964).

Além de ultrapassar duas lendas brasileiras que marcaram época no Real Madrid e no Campeonato Espanhol, Marcelo chegará perto de outro grande lateral: Daniel Alves, que brilhou pelo Barcelona e é atualmente o atleta tupiniquim com mais conquistas na LaLiga – seis, no total (2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016). Ao menos, caso seja campeão, Marcelo igualará o compatriota no número de títulos oficiais por um mesmo clube.

Afinal, desde que chegou à Espanha, em 2007, vindo do Fluminense, o lateral do Real Madrid já conquistou 21 taças: 4x Liga dos Campeões, 4x Mundial de Clubes, 3x Supercopa da UEFA, 4x LaLiga, 2x Copa do Rei e 4x Supercopa da Espanha. Vale lembrar que Daniel Alves também atuou pelo Sevilla, antes de vestir a camisa blaugrana, onde levantou cinco troféus: 2x Copa da UEFA, 1x Supercopa da UEFA, 1x Copa do Rei e 1x Supercopa da Espanha.

De contrato firmado com o clube da capital até o fim de 2022, Marcelo, que atualmente tem 32 anos, teria mais duas edições de LaLiga pela frente. Será que ele consegue igualar/ultrapassar essa marca e se tornar o brasileiro que mais vezes venceu a competição? Bom, só nos resta esperar…

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 13 =