Ancoradouro

O Terceiro Segredo de Fátima

Atentado de morte ao Papa João Paulo II em 13 de maio de 1981

Há um versículo bíblico que diz, Deus ecolhe os fracos para confundir os fortes. Foi o que aconteceu em Fátima Portugal na aparição da Virgem Maria a 3 crianças, pastoras de animais e analfabetas. Em 1917, num período de 3 meses uma mulher, segunda as crianças, mais brilhante que o sol, se fez observar pelos infantes revelando-lhes uma mensagem que pedia fé, oração e conversão.

Na mensagem  de Fátima a Virgem Maria confidenciou um segredo desdobrado em 3 partes. Os dois primeiros diziam respeito à visão do inferno, pedido de instauração do culto ao imaculado coração de Maria aos sábados, a segunda Guerra Mundial e ao prejuizo que a Rússia causaria ao mundo por sua adesão ao tatalitarismo e abdicação da fé. Tudo, coisas inimagináveis para época, ainda mais para Francisco, Jacinta e Lúcia, os três pastorinhos.

Textp original do terceiro segredo de Fátima

O terceiro desdobramento da mensagem de Fátima, ou o terceiro segredo de Fátima como ficou conhecido foi revelado a público somente na passagem do século, pelo então pontifície João Paulo II. Muitas especulações foram cogitadas em torno do segredo, na grande maioria de teor apocaliptíco e fantasioso.

Assim diz o trecho escrito por Ir. Lúcia, de sua visão de 1917: “E vimos numa luz imensa que é Deus: “algo semelhante a como se vêem as pessoas n’um espelho quando lhe passam por diante” um Bispo vestido de Branco “tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”. Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fôra de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trémulo com andar vacilante, acabrunhado de dôr e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho”.

Enviado pelo santo padre João Paulo o cardeal Tarcísio Bertone indaga à religiosa antes da visita papal a Portugal, donde revelou o segredo: “A personagem principal da visão é o Papa?”, ao que a irmã responde-lhe resoluta que sim e recorda como os três pastorinhos sentiam muita pena pelo sofrimento do Papa e continuou: “Não sabíamos o nome do Papa; Nossa Senhora não nos disse o nome do Papa. Não sabíamos se era Bento XV, Pio XII, Paulo VI ou João Paulo II, mas que era o Papa que sofria e isso fazia-nos sofrer a nós também”. Portanto o terceiro segredo de Fátima tratava-se do prenúncio do atentado sofrido pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 1981 na praça de São Pedro.

“Quanto à passagem relativa ao Bispo vestido de branco, isto é, ao Santo Padre — como logo perceberam os pastorinhos durante a « visão » — que é ferido de morte e cai por terra, a irmã Lúcia concorda plenamente com a afirmação do Papa: « Foi uma mão materna que guiou a trajectória da bala e o Santo Padre agonizante deteve-se no limiar da morte » (João Paulo II, Meditação com os Bispos Italianos, a partir da Policlínica Gemelli, 13 de Maio de 1994)”.

Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

Recomendado para você