Atentado de morte ao Papa João Paulo II em 13 de maio de 1981

Há um versículo bíblico que diz, Deus ecolhe os fracos para confundir os fortes. Foi o que aconteceu em Fátima Portugal na aparição da Virgem Maria a 3 crianças, pastoras de animais e analfabetas. Em 1917, num período de 3 meses uma mulher, segunda as crianças, mais brilhante que o sol, se fez observar pelos infantes revelando-lhes uma mensagem que pedia fé, oração e conversão.

Na mensagem  de Fátima a Virgem Maria confidenciou um segredo desdobrado em 3 partes. Os dois primeiros diziam respeito à visão do inferno, pedido de instauração do culto ao imaculado coração de Maria aos sábados, a segunda Guerra Mundial e ao prejuizo que a Rússia causaria ao mundo por sua adesão ao tatalitarismo e abdicação da fé. Tudo, coisas inimagináveis para época, ainda mais para Francisco, Jacinta e Lúcia, os três pastorinhos.

Textp original do terceiro segredo de Fátima

O terceiro desdobramento da mensagem de Fátima, ou o terceiro segredo de Fátima como ficou conhecido foi revelado a público somente na passagem do século, pelo então pontifície João Paulo II. Muitas especulações foram cogitadas em torno do segredo, na grande maioria de teor apocaliptíco e fantasioso.

Assim diz o trecho escrito por Ir. Lúcia, de sua visão de 1917: “E vimos numa luz imensa que é Deus: “algo semelhante a como se vêem as pessoas n’um espelho quando lhe passam por diante” um Bispo vestido de Branco “tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”. Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fôra de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trémulo com andar vacilante, acabrunhado de dôr e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho”.

Enviado pelo santo padre João Paulo o cardeal Tarcísio Bertone indaga à religiosa antes da visita papal a Portugal, donde revelou o segredo: “A personagem principal da visão é o Papa?”, ao que a irmã responde-lhe resoluta que sim e recorda como os três pastorinhos sentiam muita pena pelo sofrimento do Papa e continuou: “Não sabíamos o nome do Papa; Nossa Senhora não nos disse o nome do Papa. Não sabíamos se era Bento XV, Pio XII, Paulo VI ou João Paulo II, mas que era o Papa que sofria e isso fazia-nos sofrer a nós também”. Portanto o terceiro segredo de Fátima tratava-se do prenúncio do atentado sofrido pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 1981 na praça de São Pedro.

“Quanto à passagem relativa ao Bispo vestido de branco, isto é, ao Santo Padre — como logo perceberam os pastorinhos durante a « visão » — que é ferido de morte e cai por terra, a irmã Lúcia concorda plenamente com a afirmação do Papa: « Foi uma mão materna que guiou a trajectória da bala e o Santo Padre agonizante deteve-se no limiar da morte » (João Paulo II, Meditação com os Bispos Italianos, a partir da Policlínica Gemelli, 13 de Maio de 1994)”.

Leia mais sobre o assunto clicando aqui.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles