Ancoradouro

Eucaristia para "delivey" escandaliza fiéis

101 4

A imagem causa estranhamento à primeira vista. Um altar com o Santíssimo Sacramento exposto e numa plataforma um pouco mais abaixo três dezenas de Hóstias magnas consagradas prontas para o delivery (entrega). 

Imagem: reprodução/Facebook

Imagem: reprodução/Facebook

A cena que tem chamado a atenção dos fiéis  vem da paróquia do Beato Mateus Moreira, da Arquidiocese de Natal (RN), que está realizando o que chamaram Tríduo Eucarístico, uma espécie de novena com direito a levar a espécie eucarística para a casa, em desacordo com o prescito no Direito Canônico, código de leis que  rege na Igreja o culto eucarístico.

A prática incomum e aparentemente ilícita encaminha o Santíssimo Sacramento para residências da comunidade mediante acompanhamento de um coordenador de equipe. Ao final da noite, as espécies consagradas saem das casas em procissão para a Matriz performando um verdadeiro desfile de hóstias nas ruas da cidade.

Imagem: reprodução/Facebook

Imagem: reprodução/Facebook

No cânon 935, o Código de Direito Canônico determina que ninguém leve consigo para casa a reserva eucarística a não ser por “necessidade pastoral urgente”, o que não parece ser o caso aplicado ao Tríduo na Paróquia do Beato Mateus Moreira.

“A ninguém é permitido conservar a santíssima Eucaristia em casa ou levá-la consigo em viagem, a não ser por necessidade pastoral urgente e observadas as prescrições do Bispo diocesano.” CIC 935

No site da paróquia foram publicadas orientações para o Tríduo, como “manter, durante a bênção na igreja, uma postura de respeito. Ou se canta ou se fica em silêncio”.  Com a eucaristia em casa, as regras que não possuem nenhum valor jurídico orientam que  “a bênção da casa já se realiza quando o Santíssimo entra nela, logo qualquer outra forma de bênção é irrelevante. Se faz todo o ritual, mas bênção com o Santíssimo se dá apenas com o Diácono ou Presbítero“.

O Blog tentou contato com o pároco mas não obteve êxito.

Mais imagens:

Imagem: reprodução/Facebook

Imagem: reprodução/Facebook

Paróquia Mateus Moreira 1 Paróquia Mateus Moreira 2 Paróquia Mateus Moreira 3 Paróquia Mateus Moreira 4 Paróquia Mateus Moreira 5

 

Recomendado para você