Ancoradouro

Prevenção] Frente Parlamentar vai acompanhar e sugerir medidas para combater o agente transmissor do Zika vírus

/ancoradouro/2016/03/28/prevencao-frente-parlamentar-vai-acompanhar-e-sugerir-medidas-para-combater-o-agente-transmissor-do-zika-virus/
462 Seja o primeiro a comentar

A Assembleia Legislativa do Ceará entrou na guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Uma Frente Parlamentar composta por seis deputados será instalada nesta terça-feira (29/03) para colaborar e articular, em conjunto com a sociedade civil, medidas para erradicação do mosquito, vetor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e a zika.

Crédito: Agência AL

Crédito: Agência AL

A instalação da Frente atende a requerimento do líder do PSDB na Assembleia, deputado Carlos Matos. Além do tucano, vão compor a Frente os seguintes parlamentares: Dr. Sarto (PDT); Fernanda Pessoa (PR); Agenor Neto (PMDB); Roberto Mesquita (PSD) e Evandro Leitão (PDT), líder do governo na Casa.

Deputado estadual Carlos Matos.

Deputado estadual Carlos Matos.

Na ocasião, serão designados o presidente e o relator da Frente Parlamentar, que devem elaborar o calendário de atividades e definir as ações. Um relatório com diagnósticos e sugestões para a erradicação das doenças transmitidas pelo Aedes deve ser apresentado aos órgãos competentes ao final dos trabalhos.

Casos no CE

Segundo dados do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, entre janeiro e março deste ano, foram registrados 5.470 casos prováveis de dengue no Ceará, sendo 39,7% (2.172) confirmados. Em 2016, foram notificados 24 casos de formas graves da doença, sendo onze confirmados. Uma pessoa morreu vítima da doença.

Em relação aos casos de microcefalia no Ceará, de outubro de 2015 a 18 de março de 2016, foram notificados 417 casos. Destes, 16,3% (68/417) foram confirmados, 24,0% (100/417) foram descartados e 59,7% (249/417) estão em investigação.

Serviço 

Instalação da Frente Parlamentar de combate ao agente transmissor do Zika vírus

Data: 29 de março de 2016 (terça-feira)

Local: Salão Nobre Deputado Alceu Coutinho (Salão Nobre da Presidência)

Hora: 10h

Recomendado para você