introvert-girl

Eu sou um rapaz introvertido e um pouco tímido, mas venho me trabalhando a muito tempo para não permitir que a timidez e introversão me impeçam de realizar o que preciso e que é importante. Até já escrevi em outro texto o que faço para trabalhar a timidez, segue o link.

Trabalhando a timidez

Recentemente assisti a um vídeo do TED muito bom que falava sobre o poder dos introvertidos, da sua importância na sociedade, da competência, das suas capacidades e talentos pessoais etc. Nesse vídeo, a palestrante (Susan Cain) fala um pouco de um estudo realizado para falar sobre os introvertidos e suas relações com os extrovertidos. O link do vídeo é esse aqui em baixo, recomendo fortemente que assista!

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=-nTp2e4bCMc[/youtube]

Uma coisa que achei bem legal nesse vídeo é que ela fala que ninguém é 100% introvertido ou 100% extrovertido, sempre haverá situações em que o introvertido se sentirá mais livre e o extrovertido mais acuado. E ela fala que isso é bom, porque se as pessoas fossem 100% uma coisa ou outra o lugar que iriam parar era no hospício, e concordo plenamente com ela. Já pensou? Alguém ser apático e fechadão o tempo todo e outra ser uma “pilha Rayovac” o tempo todo? Isso é loucura! Não dá nem pra imaginar como seria!

A mensagem transmitida pela Susan já está muito bem transmitida e por isso vou escrever pouco. Quero apenas repetir as três dicas que ela deu no final do vídeo, que são preciosas.

  1. Parem com a loucura de trabalho em grupo constante”. Essa mensagem é muito importante, principalmente, para os extrovertidos. Uma coisa que percebo demais, desde garoto. Os extrovertidos da sala adoravam se aproximar de mim naqueles momentos cruciais como provas, entrega de trabalhos etc. E eu, como queria sempre ser um “garoto legal”, praticamente fazia tudo por eles e eles não se desenvolviam intelectualmente como deveriam. É aí que está! Os extrovertidos precisam, por incrível que pareça, ganhar SEGURANÇA para fazer certas coisas sozinhos. No campo dos estudos isso é mais do que evidente.

  1. Vão para a natureza. Sejam como Buda. Tenham suas próprias revelações”. Quando ela falou isso lembrei de uma pesquisa que li e que falava que se você ficar em contato com a natureza por 4 dias sua criatividade aumenta em aproximadamente 50%. Achei fantástica essa constatação, porque realmente faz sentido! Quando estamos em contato com a natureza prestamos mais atenção nos detalhes da paisagem, silenciamos, nos movimentamos sem a pressa e o corre-corre típicos da vida urbana etc. Tudo isso ajuda despertar a criatividade. Quer ser mais criativo? Entre em contato com a natureza de vez em quando! Suba uma serra, vá para uma bela praia, descanse a mente!

  1. Deem uma boa olhada no que há em sua própria mala e no motivo daquilo que está lá. Extrovertidos, talvez suas malas estejam cheias de livros ou cheias de copos de champanhe ou equipamentos de paraquedismo. Seja o que for, espero que mostrem essas coisas sempre que possam e nos agraciem com sua energia e alegria. Mas, introvertidos, vocês sendo vocês mesmos. Provavelmente tem o impulso de guardar cuidadosamente o que há dentro de sua mala. Está tudo bem, mas, ocasionalmente, só ocasionalmente, espero que abram suas malas para as outras pessoas verem, porque o mundo precisa de vocês e das coisas que carregam. Desejo a vocês a melhor de todas as jornadas possíveis e a coragem para falar suavemente…”.

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

About the Author

Isaias Costa

Isaias Costa. Sou Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Mecânica e Psicanalista Clínico. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Autoconhecimento. Este blog trata de assuntos em sua maioria voltados para o autoconhecimento, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Além disso também atendo online como psicanalista. Aos interessados basta entrar em contato comigo por mensagem pelo whatsapp (85) 98610-6688 Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

View All Articles