leitura-p-bebeAinda na década de 40, a escritora de livros infantis Tatiana Belinky perguntou ao pediatra de seu filho de 3 meses quando ela deveria começar a educação da criança. A resposta não poderia ser mais imediata: “Você ainda não começou? Está atrasada em 3 meses então”.

Ainda hoje muitos pais provavelmente devem querer saber essa resposta. O que ficou provado de lá pra cá é que não há idade para dar início a educação de uma criança e, isso vale para o incentivo a leitura também.

Outra pergunta que persistente é: qual a concepção de educação que os pais têm? Os bebês podem até não entender o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes para o seu desenvolvimento. Se você lê para seu bebê, ele vai começar a perceber que a sua fala do dia-a-dia é diferente daquela usada durante a leitura.

Especialistas acreditam que, para um adulto se interessar pela leitura, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Portanto, não será perda de tempo ler para quem ainda nem aprendeu a falar.

Existem muitas formas de se educar um cidadão. Com certeza essa começa pela audição. Já reparou como a maioria dos adultos não consegue escutar? Lembrei-me agora de um texto do Rubem Alves que se chama “Escutatória”. Nele, o autor diz que todos querem fazer um curso de oratória, mas ninguém pensou ainda num curso de “escutatória”.

Bem, esse pode ser começo!

Tagged in:

,

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles