Educação

Conselho de Educação quer padronizar regra de matrícula

608 3

O Conselho Nacional de Educação reunirá, agora em dezembro, representantes de estados, municípios e escolas particulares numa tentativa de criar uma data-limite nacional para que a criança, de acordo com o dia de nascimento, possa ser matriculada no primeiro ano do novo ensino fundamental.

951-MeninoEstudando-2Atualmente, as escolas adotam critérios diferentes sobre a idade mínima para o aluno e muitas crianças acabam obrigadas a refazer ensino infantil.

Parte do Brasil decidiu que a criança só pode entrar no ensino fundamental com seis anos; em outra parte do país, com cinco anos. O conselho teme que, caso a ausência de padronização permaneça, crianças novas demais entrem no ensino fundamental.

Para o órgão, os alunos de cinco anos devem ter atividades lúdicas e brincadeiras, e não lições de alfabetização. O Conselho defende que o corte nacional seja fixado em fevereiro, início do ano letivo.

Fonte: Folha de São Paulo (SP), Ricardo Westin e Fábio Takahashi

Espero que essa discussão aconteça na escola, com a presença das famílias e que a sociedade em geral possa se manifestar. O que acham vocês sobre essa questão? Qual a idade mínima para a criança entrar na fase escolar?

Recomendado para você