Dados que integram o relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), divulgado no último dia 24, mostram que a tendência de infecção de mulheres e pessoas cada vez mais jovens pelo HIV é mundial.

Crianças e adolescentes com menos de 15 anos somam 2,1 milhões de infectados. Em 2008, 430 mil pessoas nessa faixa etária foram contaminadas e o número de mortes de crianças e adolescentes em consequência da doença chegou a 280 mil.

Segundo o Unaids, a maioria dos casos de infecção nesse grupo ocorre ainda no útero da mãe, no momento do parto ou logo após o nascimento, pela amamentação.

No Brasil, a grande preocupação do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais é com as jovens de 13 a 19 anos. Nessa faixa etária, desde 1998, são dez casos de Aids em meninos para oito meninas contaminadas via sexual.

hivA melhor maneira de evitar a transmissão é a prevenção e o diálogo! Vamos educar nossas crianças e jovens para que tenham uma vida sexual mais sadia. Isso começa em casa e passa também pela escola.

Eu até acho que o governo está fazendo a parte dele nesse assunto. No entanto, ainda é grande o números de pessoas infectadas por falta de prevenção. Vamos usar camisinha para amar cada vez mais e melhor!

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles