Pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR), que trabalha a prevenção e o tratamento do estresse, apontou que oito em cada dez crianças têm manifestações psicossomáticas e apresentam problemas de saúde para os quais não há causa clínica determinável.

A presidente da Isma-BR e doutora em Psicologia, Ana Maria Rossi, supervisionou o levantamento, realizado com 220 crianças de sete a doze anos em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

estressada-1

Entre os sintomas físicos resultantes do excesso de tensão, foram citados dores musculares (dor de cabeça e de barriga), distúrbios do sono (pesadelo, sono agitado e insônia), diarreia, constipação, enjoos e náuseas.

Os resultados apontam a rotina atribulada como uma das principais causadoras da tensão entre os pequenos.

Fonte: Folha de Londrina (PR)

Isso é verdade: hoje em dia criança não tem mais tempo de nada! Os pais impoem uma rotina tão grande, que falta tempo para curtir a fase de ser criança! É a escola, depois tem o reforço, mais tarde o inglês, depois a informática, a noite o balé ou o futebol e quando chegar em casa as tarefas.

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles