A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal está analisando duas propostas que mudam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

A primeira delas é um projeto de lei (PLS 185/08) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que obriga as escolas de educação básica a exibirem obras cinematográficas nacionais, incluindo essa atividade como componente curricular, com carga mínima de duas horas ao mês.

Os senadores da CE poderão examinar, terminativamente, proposta do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que assegura ao estudante com renda familiar comprovadamente inferior a dez salário mínimos prioridade de matrícula em caso de empate no processo seletivo.

 Finalmente um projeto que assegure o cinema nacional como ferramenta educativa nas escolas. Agora, é preciso que se pense na formação do educador. Como ele irá trabalhar as questões apresentadas nos filmes e inserí-las no conteúdo escolar.

Poderia ser pensado também como os educadores terão acesso ao material, aos filmes. Um vale desconto nos cinemas seria uma excelente iniciativa.

Fonte: Diário de Natal (RN)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles