Pesquisas mostram que o Secretariado é a terceira profissão que mais cresce no mundo.

Com o objetivo de discutir os impactos da atividade no mundo dos negócios, acontecerá de 26 a 29 de maio, em Fortaleza, no Hotel Oásis Atlântico, o XVII Congresso Nacional de Secretariado.

Na programação, especialistas vão palestrar sobre os desafios da sociedade na criação de novos postos de trabalho, oportunidades no mercado, as novas regras gramaticais, redação eficaz na era digital e as competências comportamentais para vencer os desafios do século XXI. 

Durante o evento acontecerá também o Fórum de debates que vai tratar a atuação do profissional de secretariado nos setores público e privado e as perspectivas do secretário como suporte à gestão empresarial.     

“Atualmente, os executivos querem profissionais completos que dominam comunicação, outros idiomas e novas tecnologias. O perfil de realizar tarefas básicas ficou no passado. Hoje, o profissional de secretariado é considerado um assessor e, em alguns casos, até responde pelo próprio chefe”, afirma Teresinha de Jesus Cordeiro Miranda, presidente do Congresso e do Sindicato das Secretárias do Estado do Ceará.

O evento, considerado o maior e mais importante da categoria, irá reunir mais de mil pessoas. Estão confirmadas delegações de vários estados e até de outros países como de secretárias de ministros dos países de Língua Portuguesa como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal.

Sobre a Profissão:

O exercício da profissão de Secretário é regulamentado pela Lei Nº 7.377, de 30 de Setembro de 1985.

Pode exercer a profissão de Secretário Executivo quem portar diploma de curso superior de Secretariado e Técnico em Secretariado.

No Ceará, onde atuam  120 mil profissionais da área,  o curso superior em Secretariado Executivo é ofertado na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Faculdade Ateneu. Já o curso técnico existe no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE).

Fonte: Inove Assessoria em Comunicação e Eventos

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles