Estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria revela que o consumo de alimentos com agrotóxicos, como frutas, verduras e legumes pode estar relacionado com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade que afeta principalmente crianças e adolescentes.

Isso se deve ao fato de que os produtos químicos utilizados para livrar os alimentos das pragas nas plantações agem no sistema nervoso dos insetos e, ao que tudo indica, o efeito pode ser semelhante nos seres humanos.

Pesquisa realizada com mais de 1.100 crianças de 8 a 15 anos diagnosticou 119 com o transtorno de déficit de atenção.

Os que tinham uma concentração de agrotóxico acima da média apresentaram risco de desenvolver o distúrbio duas vezes maior que o restante do grupo.

 A dica é utilizar alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos. O grande problema são os preços desses produtos…elevadíssimos!!!

Fonte: O Estado do Maranhão (MA)

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles