O direito à educação de qualidade é  fundamental para a ampliação e
para a garantia dos demais direitos humanos e sociais, e condição para a própria democracia.

A Educação Integral exige mais do que compromissos: impõe principalmente um projeto pedagógico, formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua implantação.

Ela será o resultado dessas condições de partida e daquilo que for criado e construído em cada escola, em cada rede de ensino, com a participação dos educadores, educandos e das comunidades que podem e devem contribuir para ampliar os tempos e os espaços de formação de nossas crianças, adolescentes e jovens.

Depois de pesquisarem na Coleção Artistas Plásticos Cearenses - um produto do Grupo de Comunicação O POVO- os educandos visitaram o MAUC

Partindo dessa teoria, a Escola Creche O Pequeno Construtor, desenvolveu um Projeto voltado para às artes pláticas, baseado na Coleção Artistas Plásticos Cearenses, um produto do Grupo de Comunicação O POVO, lançado em 2008 por conta dos 80 Anos de Fundação do jornal.

 
 
 

Diretora Valnez Carolino apresentando as produções das crianças

“Resolvemos homenagear e  valorizar nossas raízes. Com isso, lançamos o Projeto Repintando O Ceará”, disse a coordenadora Valnez Carolino.

Crianças reproduzindo as telas

Cada sala ficou responsável por um pintor: CHICO DA SILVA, ANTÔNIO BANDEIRA, ALDEMIR MARTINS, ZÉ TARCÍSIO, HELOISA JUAÇABA, ESTRIGAS, RAIMUNDO CELA e LUIZ HERMANO.

Vitória, exibindo as produções feitas à partir das telas do Luiz Hermano pela turma do 2º ano

As crianças receberam às  informações sobre os artistas plásticos, realizaram pesquisas e a releitura de obras com base na coleção do O POVO, apresentada pelos educadores.

Produção do 1º Ano - reprodução da obra "O Sertanejo", de Raimundo Cela

Fizeram ainda um ensaio fotográfico e visitaram  o MAUC (Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará).

 
 
 

Lissa Caroline, 8 anos. Apresentando sua tela, baseada na obra de Luiz Hermano

“Nossos pequenos  ficaram maravilhados com o jeito particular de cada artista estudado. O ponto máximo do projeto foi a Exposição de Artes, uma Mostra de todos os trabalhos realizados durante o projeto. Pais e amigos ficaram encantados com o poder de criatividade, sensibilidade e criação de nossos alunos”,

relata Valnez.

Exemplos como esse nos enche de orgulho e confirmam que a escola  é o caminho para a universalização e  materialização esse direito.

Davi, 4 anos. Apresentando a produção do infantil IV para a mamãe Ronia.

” A participação de todos foi emocionante. Agora sabemos muito mais sobre as artes plásticas cearenses”, confidencia a coordenadora Claudetanha.

Samille, 3 anos. Produzindo seu desenho para o mural

Educadores bem formados, educandos informados e todos compartilhando uma educação integral, contínua e de qualidade.

Parabéns a toda a equipe da escola, aos profissionais envolvidos, aos pais e educandos. E fica o convite: estamos esperando vocês aqui para uma visitinha. Aceitam?

E para às outras escolas, enviem-nos tambéms seus projetos. Teremos o maior prazer em publicar.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles