Educação

Biblioteca Digital da UGF é a maior biblioteca digital do Brasil

Com seu acervo composto de textos completos e itens digitais integrais (com som e imagem), a Biblioteca Digital da Central de Cursos da Universidade Gama Filho ultrapassou a marca de um milhão de itens em fevereiro de 2011, e tornou-se a maior Biblioteca Digital do Brasil.

A Biblioteca Digital é um serviço de extensão universitária que disponibiliza gratuitamente acervos digitais de bibliotecas de 1.435 universidades, artigos de 48 mil periódicos científicos, além dos bancos de dados de centros de pesquisa, bibliotecas nacionais e órgãos governamentais de 62 países, por sua participação no consórcio internacional OAI – Open Archives Initiative, o maior compartilhamento de informação científica da história. Estão no acervo também teses e dissertações de mestrado e doutorado de universidades como Harvard, Yale, Berkeley, Oxford, Cambridge, Paris, Complutense de Madrid e do Porto, além de instituições brasileiras como USP, Unicamp, UFRJ, UFMG, UNB e FGV.

Também estão integrados acervos digitalizados de bibliotecas como a do Congresso Norte-Americano, a Nacional da França, a da Espanha e a de Portugal.

A Biblioteca Digital está integrada ao CNJ – Conselho Nacional de Justiça, ao STJ – Supremo Tribunal de Justiça e a vários Tribunais Regionais do Trabalho, que disponibilizam milhares de pareceres, teses, discursos e sessões jurídicas.

Mais de 50% do acervo é formado por produções em língua portuguesa. A biblioteca apresenta uma interface simples e intuitiva, com resultados rápidos e relevantes, de modo a ser usável por todos os públicos. Disponível em: www.posugf.com.br/biblioteca.