O brasileiro não reconhece a escola como elemento importante na formação da cidadania.

O sistema de educação básica aparece em penúltimo lugar – atrás apenas do Judiciário – na avaliação da contribuição das instituições para formação e disseminação dos valores cívicos feita em pesquisa da CPM Research com 1.110 entrevistados.

A família aparece em primeiro, seguida da universidade, da mídia, da polícia e do Ministério Público. Segundo o estudo, feito com habitantes das cinco regiões do País no início deste mês, a maioria se considera cidadão ativo por ter consciência de seus direitos e deveres.

“As manifestações de junho de 2013 mostraram a nossa incapacidade no que diz respeito à cidadania ativa. Cada um saiu de casa com o seu cartaz, dizendo o que era importante para si, mas sem estar organizado”, diz Oriana Monarca White, diretora da CPM Research e membro do Núcleo de Estudos de Futuro (NEF) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

“Isso vem de uma falta de formação no ensino básico, que não nos ensina sobre nossos direitos e deveres como cidadãos”, afirma.

Fonte: O Globo

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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