O tempo em que a tecnologia nas escolas brasileiras estava restrita aos poucos e muitas vezes precários laboratórios de informática parece estar com os dias contados.

Novos recursos digitais começam a ser adotados em colégios de todo o País e já fazem companhia aos velhas quadros negros nas salas de aula. De olho nesse ganho de escala, uma ampla gama de fornecedores já se movimenta para capturar as demandas do setor.

O arsenal de novas tecnologias inclui desde lousas interativas, tablets e conteúdos digitais até a infraestrutura para apoiar essas aplicações. A demanda vem sendo gerada tanto nos setores público como privado, obedecendo a dinâmicas e contextos diferenciados de adoção.

“No último ano, houve um forte investimento das secretarias estaduais e municipais para construir uma infraestrutura de rede”, diz Ricardo Santos diretor de educação da Cisco.

Em todas essas frentes, diz o executivo, a ideia é preparar os colégios para novas soluções, como por exemplo, as ferramentas de colaboração entre alunos e professores.

Fonte: Brasil Econômico

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles