Após o anúncio de que Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi tinham ganhado o Prêmio Nobel da Paz, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou números que dão a dimensão da violência contra crianças.

Segundo a instituição, 25% das meninas no mundo com idade entre 15 e 19 anos sofrem algum tipo de agressão física. Instituições e personalidades de todo o mundo pediram mobilização contra o problema. Na esteira da repercussão do Nobel, o Unicef ressaltou a gravidade dos números relativos à violência contra crianças e adolescentes.

Segundo a organização, 120 milhões de meninas com menos de 20 anos – em torno de 10% do total mundial sofrem agressões sexuais e 84 milhões de meninas casadas, de 15 a 19 anos, são vítimas de violências sexuais, físicas ou emocionais cometidas por seus maridos ou parceiros.

Desse universo, 70% das vítimas nunca pediram socorro ou nem mesmo têm consciência de que sofrem maus tratos.

Fonte: O Estado de SP

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles