Educação

Reflexão sobre gênero e educação

Acaba de ser publicada no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) uma nova edição do Em Aberto, periódico monotemático que promove a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira. Trata-se do número 92 do periódico, cujo tema é gênero e educação.

Esta edição apresenta o debate de pesquisadores que, com seus múltiplos olhares, refletem acerca da violência, da qualidade de vida no trabalho, da juventude rural, da construção das identidades, na perspectiva dos processos educacionais e socializadores de gênero.

Os textos apresentados discutem a necessidade de se promover ações educativas para difundir a igualdade de gênero, entendendo que a escola constitui-se como um dos mais importantes espaços de socialização e educação.

Criado em 1981, Em Aberto é uma publicação monotemática, com periodicidade irregular, cuja finalidade é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes da educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Sendo largamente utilizado como material didático nos cursos de graduação e de pós-graduação, contém publicações de artigos e bibliografias seletivas.

RBEP – Também foram publicadas recentemente no Portal do Inep as primeiras edições da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), entre 1944 e 1959, agora disponíveis para o público interessado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Confira as publicações e artigos sobre gênero e educação no Portal do Inep