Educação

Deputados querem ajudar estados e municípios na aprovação de planos de educação

Deputados federais querem atuar com estados e municípios na aprovação dos planos estaduais e municipais de educação. Os planos locais, previstos no Plano Nacional de Educação (PNE), têm até o dia 24 de junho para estar prontos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), três estados – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão – e 72 municípios sancionaram os planos. O prazo, que termina em pouco mais de dois meses, é primeiro estipulado pelo PNE. Os parlamentares lançaram a Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação e a primeira ação será a organização de seminários (dois nacionais e cinco em cada uma das regiões do país) para conscientizar gestores e a população da importância da aprovação dos planos.

“O PNE é uma das leis mais importantes votadas. Comparando com outros países, com certeza, é vanguarda e aponta para uma transformação do Brasil em uma grande nação. Tem que sair do papel”, defende o presidente da frente, Pedro Francisco Uczai (PT-SC). “Para que saia do papel, é preciso o compromisso de todos os entes federados.”

Fonte: Agência Brasil